Principais características do Socialismo A igualdade de divisão de bens entre a sociedade; O poder centralizado no Estado – inclusive de controlar os meios de produção; A ausência de competição e lucro; A ausência de divisão de classes.
O sistema capitalista passou por diversas mudanças e causou muitas reações em todo o mundo. No capitalismo comercial, temos o mercantilismo como uma das principais mudanças. ... Houve grandes mudanças em todo o setor, pois exigia mais mão de obra qualificada para a operação das máquinas e também mais matéria prima.
Longos períodos de crise, reestruturação e reorganização – ou seja, mudanças com descontinuidade – têm sido muito mais típico da história da economia capitalista mundial do que os breves momentos de expansão generalizada, como a que ocorreu nas décadas de 1950 e 1960.
O sistema capitalista, com a finalidade de expandir a acumulação de capital, promoveu a Segunda Revolução Industrial, manifestada, principalmente, pelo binômio Taylorismo/Fordismo. Esses dois modelos predominaram no processo de industrialização, tendo sua ascensão na segunda década do século XX.
O capitalismo é um sistema econômico e social baseado na propriedade privada e na acumulação de capital. Surgiu no século XV, na passagem da Idade Média para a Idade Moderna, a partir da decadência do sistema feudal e do nascimento de uma nova classe social, a burguesia.
Desenvolvimento capitalista é o desenvolvimento realizado sob a égide do grande capital e moldado pelos valores do livre funcionamento dos mercados, das virtudes de competição, do individualismo e do Estado mínimo.
Em toda civilização podemos observar quatro pilares fundamentais: Arte, Ciência, Política e Religião.