EQST

Como Os Indutores Enzimticos Podem Agravar A Hepatotoxicidade Induzida Por Paracetamol?

Como os indutores enzimáticos podem agravar a hepatotoxicidade induzida por paracetamol?

A forma mais comum de hepatotoxicidade é a “overdose” (ingestão de doses superiores a 10 g em adultos e até 150 mg/ kg em crianças). O outro mecanismo é a situação de excessiva ativação do sistema citocromo P450 (CYP), resultante do uso de determinados medicamentos indutores enzimáticos e álcool crônico.

Onde o paracetamol é absorvido?

Seu efeito tem início 15 a 30 minutos após a administração oral e permanece por um período de 4 a 6 horas. Absorção: o paracetamol, administrado oralmente, é rapidamente e quase completamente absorvido no trato gastrintestinal, principalmente no intestino delgado. A absorção ocorre por transporte passivo.

Como tratar intoxicação por paracetamol?

Tratamento. Caso se tenha ingerido paracetamol nas últimas horas, pode ser administrado carvão ativado. Se a concentração de paracetamol no sangue for elevada, administra-se geralmente acetilcisteína por via oral ou intravenosa, para reduzir a toxicidade do paracetamol.

O que é toxicidade hepática?

É um dano ao fígado causado por substâncias químicas, dentre elas os medicamentos, suplementos, fitoterápicos e chás.

Quais das substâncias citadas no caso possui maior relação com hepatotoxicidade Como isso ocorre?

Cerca de 50% dos quadros de hepatotoxicidade são na forma de necrose hepatocelular como a que ocorre no caso de intoxicação por paracetamol, toxicidade aguda por ferro, ou como a exposição a hidrocarbonetos halogenados (por exemplo, tetracloreto de carbono, halotano).

Qual é a justificativa farmacocinética para a administração de n-acetilcisteína em um paciente com intoxicação com paracetamol?

N-acetilcisteína é um antídoto para intoxicação por acetaminofen. Este fármaco é precursor da glutationa, diminuindo a toxicidade do paracetamol por elevar o depósito de glutationa hepática e também, possivelmente, por outros mecanismos.

O que acontece se der paracetamol para gato?

O paracetamol é extremamente tóxico para os gatos e não deve ser administrado em nenhuma situação. Os sintomas iniciais de intoxicação incluem vómitos, salivação, descoloração da língua e gengivas.

Qual é o composto hepatotóxico formado pela biotransformação hepática do paracetamol?

Somente uma pequena parte é metabolizada pelo sistema enzimático do citocromo P-450 no fígado. Os efeitos hepatotóxicos do paracetamol são devidos a um metabolito alquilado menor (a imina N-acetil-p-benzoquinona) e não ao próprio paracetamol ou alguns dos seus metabolitos principais.

Qual a classe do paracetamol?

O paracetamol é frequentemente incluído na classe de fármacos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), embora apresente diferenças tanto no seu perfil de ação como nos seus efeitos colaterais (Ward e Alexander-Williams, 1999).

Quais são os meios da absorção no processo da toxicocinética?

As principais vias de absorção de toxicantes são pela via respiratória (gases, substancias altamente voláteis, etc.) e pela mucosa gastrintestinal (geralmente intoxicação intencional com medicamentos, venenos, etc., mas também acidentais, especialmente no caso de crianças).

O que estuda a toxicocinética?

A Toxicocinética estuda o caminho percorrido pelo agente químico, quais interações podem acontecer, desde a sua entrada até a sua eliminação. III. O que estuda a Toxicocinética são os efeitos decorrentes da interação da substância química com organismos vivos, de acordo com determinados tipos de exposição. IV.

Quais são as fases de intoxicação?

-Efeito aditivo (efeito final igual à soma dos efeitos de cada um dos agentes envolvidos); -Efeito sinérgico (efeito maior que a soma dos efeitos de cada agente em separado); -Potencialização (o efeito de um agente é aumentado quando em combinação com outro agente);

O que é necessário para que ocorra a toxicidade?

Para se avaliar a toxicidade de uma substância química, é necessário conhecer: que tipo de efeito ela produz, a dose para produzir o efeito, informações sobre as características ou propriedades da substância, informações sobre a exposição e o indivíduo.

O que deve ser feito em caso de envenenamento?

Primeiros socorros para envenenamento

  1. Ligar imediatamente para o Centro de Informações Antiveneno, através do número ou chamar uma ambulância, ligando o 192;
  2. Diminuir a exposição ao agente tóxico: