Produtos à base de Amitraz como o Charmdog Carrapaticida Sarnicida, ou mesmo à base de Supona como o Carrapaticida Sarnicida UCB 10% são excelentes para o controle ambiental de pulgas e carrapatos: aplicar nos gatis, caminhas, em plantas e canteiros, atentando para frestas nas paredes ou pisos e ralos.
Eles se fixam em animais ou pessoas que entram em contato direto com eles e sobem. Quais as doenças que os carrapatos podem transmitir? Carrapatos em Massachusetts podem transmitir a doença de Lyme (ou borreliose de Lyme), babesiose, anaplasmose, tularemia e febre maculosa.
Causada pela picada de carrapatos-estrela infectados pela bactéria Rickettsia rickettsii, seu quadro inicial é caracterizado por febre alta, dor de cabeça, no corpo e perto dos olhos, enjoo, vômito, diarreia e falta de apetite.
A febre maculosa é uma doença transmitida pela picada de carrapatos infectados por uma riquétsia, que é um tipo de bactéria. Mas não são todos os carrapatos que transmitem a doença. Entretanto, em uma região com maior proliferação de carrapatos, aumentam as chances da existência de carrapatos infectados.
Sintomas Iniciais Inespecíficos da Doença do Carrapato: Febre. Dor de cabeça (que pode ser intensa ou não) Mal estar. Mialgia (dor muscular)
Coisas a fazer:
A veterinária explica que, ao ser picado por um carrapato, “o ideal é usar uma pinça para retirar o pequeno aracnídeo, girando e puxando para fora da pele do paciente”. “Isso evita com que algumas pequenas estruturas do carrapato fiquem na pele e causem reação alérgica.
O período de incubação varia de 2 a 14 dias após a picada (média de 7 dias), e os sintomas têm início súbito, com febre de moderada a alta, que dura geralmente de 2 a 3 semanas, acompanhada de dor de cabeça, calafrios, congestão das conjuntivas (olhos vermelhos).
O diagnóstico da doença do carrapato é baseado nos achados de anamnese (história clínica), exame clínico durante a consulta e exames laboratoriais. Um dos principais achados é a queda de glóbulos brancos e vermelhos no hemograma, assim como queda da contagem de plaquetas.
É prática frequente dar banho ao cachorro no dia da vacina ou então dar banho ao cão/gato adulto quando fica doente e tem que ser transportado de urgência para o hospital. No último caso, muitas das vezes dão entrada hipotérmicos, porque são lavados, mas não secos.
A doença do carrapato é uma infecção grave causada por hemoparasitas que atacam o sangue do cachorro e pode levar à morte. O carrapato raramente contamina gatos e seres humanos, mas não é impossível. A doença do carrapato se apresenta de duas formas: erliquiose, uma bactéria, e babesiose, um protozoário.