MÉTODOS PARA A DETERMINAÇÃO DO GASTO ENERGÉTICO Vários são os métodos para determinar o GE, entre os quais estudos dietéticos, calorimetria direta, calorimetria indireta, métodos não restritivos tais como frequência cardíaca, diário de atividades e a técnica de isótopos estáveis (água duplamente marcada).
Na prática, são exemplos: andar a > 5 hm/h, andar de bicicleta a menos de 16 km/h, jogar tênis em duplas e dança de salão. – atividades consideradas como intensas consomem 6 METs ou mais. São exemplos: correr, andar em terreno com inclinação, andar de bicicleta a mais de 16 km/h, dança aeróbica.
Caminhar, subir escadas, andar de bicicleta, trabalhar no jardim ou dançar são exemplos de atividade física. No entanto para ter benefícios para a saúde a atividade física deve ser moderada e realizada pelo menos durante 150 minutos por semana.
A atividade torna-se moderada quando passa a elevar a frequência de batimentos cardíacos e deixa a pessoa um tanto ofegante. Com isso salta o gasto calórico e se acentuam as vantagens cardiovasculares.
Este tipo de exercício físico é chamado de “moderado” porque os batimentos trabalham entre 50% e 70 % da frequência máxima ou em alta intensidade (de 70% a 90 %). Ao realizar os exercícios em um ritmo adequado, a gordura acumulada no corpo é usada como combustível energético.
Os principais benefícios das atividades físicas são:
Benefícios da atividade física
8 benefícios do exercício físico comprovados pela ciência
A prática regular de atividade física garante o aumento da oxigenação do cérebro, assim como exercícios mais complexos e direcionados geram novas conexões neurais, melhoram as funções cerebrais. Esse fator, aliado a outras mudanças no corpo, ajuda a evitar graves doenças neurológicas.