Também cabe salientar que, nesta regra, se a vogal for seguida de Z, R, M ou NH, não haverá acento. Por isso, as seguintes palavras não são acentuadas: juiz, cair, ruim e rainha. Detalhe: juiz e raiz não são acentuadas, mas juízes e raízes recebem acento (por estarem no plural). São exceções!
Algumas palavras paroxítonas perderam o acento com a nova ortografia. É o caso de alguns vocábulos que levavam o chamado acento diferencial, por exemplo. Mas, a palavra saúde leva acento sim. ... De acordo com a gramática, em palavras paroxítonas que formam um hiato com “i” ou “u”, as vogais devem ser acentuadas.
País tem sua origem na palavra francesa pays, derivada da palavra em latim pagensis. A sua acentuação fica justificada devido à regra que afirma que deverão ser acentuadas as vogais i e u tônicas que formam hiato com uma vogal da sílaba anterior, quer estejam ou não acompanhadas da consoante s.
Com a revogação dessa regra pela entrada em vigor do novo acordo ortográfico, o uso da maiúscula se restringe aos nomes próprios, e devem escrever-se com inicial minúscula os substantivos comuns: “o governo”, “o país”, "o povo", "a nação", “a língua portuguesa”, etc.
Significado de Mamães Mamães é o plural de mamãe. O mesmo que: mamãs, mães.
1 genitores, progenitores. As gerações anteriores: 2 antepassados, ancestrais, ascendentes, ascendência, antecessores, genealogia, origem, procedência, progênie, progenitura, primogenitores, avós, família, filiação, geração, linhagem, casta, cepa, estirpe, raça, tronco, passados, maiores, prosápia.
Já quando se fala em genitor, o mesmo dicionário, fala que é “aquele que gerou um ou mais filhos biológicos”2. Desde já está em relevo o ponto em que queremos chegar, ou seja, na diferenciação entre o conceito de pai e de genitor.