Significado de Tupi Maior tronco linguístico indígena do Brasil. Os índios de língua tupi habitavam quase todo o litoral brasileiro, pela época do descobrimento, e foram os primeiros a estabelecer contato com os colonizadores europeus. ... A língua tupi foi falada no Brasil até o séc. XIX pelos índios do litoral.
No tronco Tupi a principal família linguística é a TUPI-GUARANI que engloba várias línguas como o Tapirapé, o Wayampi, o Kamayurá, o Guarani, o Xetá e o TUPI ANTIGO que não é mais falado mas que foi a principal língua estudada pelos primeiros colonizadores.
O objetivo de Pombal era enfraquecer a Igreja Católica e os jesuítas, que utilizavam a língua indígena para se aproximar e catequizar os nativos brasileiros. Com a proibição, o tupi desapareceu como idioma funcional (sobrevivendo apenas como a variação nheengatu na Amazônia).
TURI é uma palavra tupi-guarani que significa FOGO, FOGUEIRA. Para nós, FOGO remete a sol, fonte de alimentação e irradiação, elemento gerador de vida e energia. FOGUEIRA como ponto de unificação.
Na língua tupi-guarani, naurú significa bravo, herói e guerreiro.
Em resumo, são vocábulos que derivam de um substantivo primitivo mediante o acréscimo de letras ou sílabas....Exemplos de Substantivos Derivados.
Significado de é fogo: Expressão popular que significa o mesmo que "difícil", "complicado".
calor; comburente e combustível. Esta união é conhecida como "Triângulo do Fogo". É o material que alimenta o fogo e serve de campo para propagação.
Partindo do princípio de que, para haver fogo, são necessários o combustível, comburente e o calor, formando o triângulo do fogo ou, mais modernamente, o quadrado ou tetraedro do fogo, quando já se admite a ocorrência de uma reação em cadeia, para nós extinguirmos o fogo, basta retirar um desses elementos.
A prevenção e extinção de um incêndio envolvem a eliminação de um dos três fatores apresentados no triângulo do fogo: combustível, comburente e calor.
Esses elementos são: o combustível, que fornece energia para a queima; o comburente, que é a substância que reage quimicamente com o combustível; e o calor, que é necessário para iniciar a reação entre combustível e comburente.
Em se tratando de incêndios, a reação em cadeia é um dos itens do chamado "tetraedro do fogo" (o qual, além da reação em cadeia, é composto por outros três elementos básicos para a existência do fogo, quais sejam: o combustível, o comburente e o calor.
A do álcool etanol está entre 200° e 300° Celsius enquanto a da parafina da vela chega a 600°. E um fósforo, no instante em que é aceso, chega a 750°. A queima é uma reação entre um material qualquer e o oxigênio do ar, que libera calor. O quanto é liberado depende do que é queimado.
Recentemente, testes menos perigosos foram realizados e foi descoberto que a temperatura exata que um ser humano pode suportar é de 127°C por 20 minutos antes que o corpo aqueça a ponto de sofrer danos. Para menos, um ser humano bem agasalhado consegue suportar uma temperatura de -29°C sem vento.
O ser humano é capaz de correr a uma velocidade de até 64,4 km/h - superando o atleta jamaicano Usain Bolt, recordista mundial dos 100 m rasos, segundo estudo realizado nos Estados Unidos.