Novalgina. A mil-folhas, ou novalgina (Achillea millefolium) é muito poderosa contra febre e diversas dores. Quem sofre de cólicas menstruais ou de ciclos menstruais irregulares também é beneficiado pelo seu consumo. A forma mais indicada é por meio da infusão.
Considerada planta de dia longo, a mil-folhas precisa de boa incidência de luz solar na área de cultivo, pois floresce somente em locais com fotoperíodo acima de 12 horas. Melhor ainda se o plantio estiver afastado de estradas com circulação de veículos.
Como analgésica, a Mil Folhas é eficaz para aliviar diversas dores, em especial dores de cabeça, estomacais e dores de dente. Quem sofre de cólicas menstruais ou de ciclos menstruais irregulares também é beneficiado pelo consumo da planta, que reduz as cólicas e regulariza os ciclos.
Além de mil-folhas é chamada ainda mil-em-rama, mil-folhada e milefólio. Seu nome científico é Achillea millefolium, da família Compositae. Achillea vem das lendas ligadas ao herói grego Aquiles, que teria curado com ela as feridas do rei Telefo, dos seus soldados e o seu próprio calcanhar.
A erva possui variadas propriedades terapêuticas tais como hemostática, antiespasmódica, anti- inflamatória, analgésica, expectorante, antimicrobiana, diurética, digestiva e antipirética.
Como analgésica, a planta mil folhas é eficaz para aliviar diversas dores, em especial dores de cabeça, estomacais e dores de dente. Quem sofre de cólicas menstruais ou de ciclos menstruais irregulares também é beneficiado pelo consumo da planta, que reduz as cólicas e regulariza os ciclos.