Adultos
O mecanismo de ação da talidomida é para funcionar como um agente anti-angiogênico, o que significa que serve para inibir o crescimento e o desenvolvimento de novos vasos sanguíneos. Também tem atividade como imunomodulador, modificando a atividade do sistema imunológico do corpo.
Algumas reações adversas relacionadas à administração de ciclofosfamida incluem perda de cabelo, náuseas e vômitos, supressão da medula óssea (com baixa produção dos leucócitos e plaquetas), suscetibilidade à infecção, esterilidade, amenorreia e menopausa.
O tipo de deficiência estudada é a focomelia, uma anomalia congênita, uma condição determinada por fatores causais antes do nascimento que ocorre pela falta de um ou mais membros do corpo. A focomelia impede a formação normal dos braços e das pernas, caracterizando-se pela aproximação ou encurtamento dos membros.
J. Sheskin, descobriu que a talidomida tinha efeitos benéficos no tratamento de estados reacionais em hanseníase (9). Essa descoberta fez com que outros pesquisadores começassem a utilizar o medicamento.
A prescrição de medicamentos à base de talidomida deve ser realizada por meio de Notificação de Receita de Talidomida, fornecida pela vigilância sanitária local, acompanhada do Termo de Responsabilidade/Esclarecimento.
Obter Autorização para dispensação excepcional de medicamento a base de Talidomida