EQST

Quais Eram As Torturas Da Inquisiço?

Quais eram as torturas da Inquisição?

O mais temido instrumento de tortura era a roda. Nesse método, a vítima tinha seu corpo preso à parte externa de uma roda posicionada em baixo de um braseiro. O torturado ia sofrendo com o calor e as queimaduras que se formavam na medida em que a roda era deslocada na direção do fogo.

Qual o significado de empalar?

1. Aplicar o suplício da empalação a. 2. [Por extensão] Enfiar, espetar.

O que significa a palavra empalado?

Empalamento ou empalação (do latim palus, estaca ou mastro) é um método de tortura e execução que consistia na inserção de uma estaca que atravessasse o corpo do torturado (podendo ser, em alguns casos particularmente sádicos, pelo ânus, vagina, ou através de qualquer outra parte do corpo), até a morte do torturado.

Quais eram os castigos realizados para os hereges?

Para os inquisidores, a humilhação era a melhor forma de castigo e servia para amedrontar outras pessoas. Assim, a forma de tortura mais usada na época era a de cortar o calcanhar do herege e queimar em brasas. Além desta punição, existiam outros meios de tortura como a prisão, prisão perpétua e a morte.

Quais são os tipos de tortura?

Alguns métodos de tortura

  • Abacinamento.
  • Afogamento simulado (waterboarding)
  • Ameaças de morte.
  • Choques elétricos.
  • Empalamento.
  • Enterro simulado.
  • Espancamento com instrumentos e/ou força física.
  • Humilhação sexual.

O que caracteriza o crime de tortura?

1º Constitui crime de tortura: I - constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental: a) com o fim de obter informação, declaração ou confissão da vítima ou de terceira pessoa; ... III - se o crime é cometido mediante seqüestro.

O que foi a tortura d'água?

O afogamento simulado é uma forma de tortura na qual a pessoa é deitada de costas e imobilizada, com a cabeça inclinada para trás (a chamada "posição de Trendelenburg"), e água é lançada sobre a face e para dentro das vias respiratórias.

O que foi a tortura na ditadura militar?

No Brasil, a tortura era comum em casos de prisões. Ela consistia em dor física, humilhação e tentativa de ruptura da sanidade mental dos presos. Quem decidia a forma de violência eram os comandos das equipes de interrogatório.

Como era institucionalizada a repressão durante a ditadura?

Entre 1964 e 1970, a ditadura militar criou um sistema reticulado que abrigou o vasto dispositivo de coleta e análise de informações e de execução da repressão no Brasil. ... A máquina de repressão começou a tomar nova forma em maio de 1967, com a criação do Centro de Informações do Exército (CIE).

Como foi o período da institucionalização da tortura?

Em 1964, quando os militares chegam ao poder, a tortura é institucionalizada. Ela passa a ser um poderoso instrumento a serviço dos detentores do poder, a fim de que pudessem obter das vítimas informações relevantes, tendo como objetivo a total extinção dos opositores políticos.

O que é a repressão militar?

Repressão é o ato de reprimir, conter, deter, impedir e punir um indivíduo, um objeto, uma ideia ou um desejo. ... A repressão política é típica de regimes de força como o autoritarismo, o absolutismo, as ditaduras militares e o totalitarismo.

Quais órgãos de repressão foram criados durante o governo militar quais eram as funções dos mesmos?

Em setembro de 1970, foram criados dois órgãos diretamente ligados ao Exército: o Destacamento de Operações e de Informações (DOI), responsável pelas ações práticas de busca, apreensão e interrogatório de suspeitos, e o Centro de Operações de Defesa Interna (CODI), cujas funções abrangiam a análise de informações, a ...

Como funciona uma das operações de repressão da ditadura militar?

Os métodos da Operação Bandeirante, que teve núcleos em várias regiões do país, sendo as principais nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, incluíam não apenas a perseguição e a captura de pessoas estritamente ligadas a grupos revolucionários, mas também a tortura e execução de alguns deles.

O que é que significa Doi-codi?

DESTACAMENTO DE OPERAÇÕES E INFORMAÇÕES – CENTRO DE OPERAÇÕES E DEFESA INTERNA (DOI-CODI)

Qual era o principal órgão responsável pela censura no período da ditadura militar?

O SCDP (Serviço de censura as diversões públicas) foi criado pelo decreto-lei 8462 de 26 de dezembro de 1945 , subordinado ao Departamento Federal de Segurança Pública, deixando a esfera imediata da presidência da República — durante o governo de Getúlio o DIP estava diretamente ligado ao presidente —, passando a ...

O que é censura de imprensa?

Liberdade de imprensa é a capacidade de um indivíduo de publicar e dispor de acesso a informação (usualmente na forma de notícia), através de meios de comunicação em massa, sem interferência do estado. Ao processo de repressão da liberdade de imprensa e expressão chamamos censura. ...

Como foi a liberdade de expressão nessa época?

Já no período conhecido como Estado Novo durante o governo do presidente Vargas, o princípio constitucional da liberdade de pensamento desapareceu. Foi adotada a censura como meio de impedir a publicação ou a reprodução de determinadas informações. A censura nasceu reprimindo a liberdade de expressão.

Qual é o limite da liberdade de expressão?

A liberdade de expressão é garantida no Artigo 5º da Constituição Federal, que diz que “é livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato”. ... Há a tipificação penal dos crimes contra a honra, como calúnia, difamação e injúria, que são consideradas restrições à liberdade de expressão.

O que é liberdade de expressão exemplos?

“É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.” Outros incisos do Art. 5º também consolidam a ideia geral da liberdade de expressão, por exemplo: Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei (inciso II)

Como era o acesso à informação no período do regime militar no Brasil?

Esses Atos Institucionais restringiram diversos direitos dos cidadãos, e, à época do AI-5 e do Governo Geisel, foi instaurada a Lei de Segurança Nacional. ... Todos os seres humanos têm direito a receber as informações integrais, sem distorções da imprensa ou censura prévia (como ocorria no regime militar).

O que é a liberdade de expressão no Brasil?

Liberdade de expressão é a garantia assegurada a qualquer indivíduo de se manifestar, buscar e receber ideias e informações de todos os tipos, com ou sem a intervenção de terceiros, por meio de linguagens oral, escrita, artística ou qualquer outro meio de comunicação.

O que falar sobre a liberdade?

Segundo o Dicionário de Filosofia, em sentido geral, o termo liberdade é a condição daquele que é livre; capacidade de agir por si próprio; autodeterminação; independência; autonomia.

O que é liberdade de opinião e expressão?

O artigo 19º da DUDH diz que “todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão”.

Quais são os tipos de liberdade de expressão?

Existem três tipos de liberdade :

  • A primeira é o tipo “ser livre de,” uma liberdade das restrições da sociedade.
  • A segunda é “ser livre para”, uma liberdade para fazer o que queremos fazer.
  • A terceira é “ser livre para ser”, uma liberdade não apenas para fazer o que queremos, mas para sermos quem temos que ser.

O que diz a lei sobre liberdade de expressão?

Regula a liberdade de manifestação do pensamento e de informação. Art . 1º É livre a manifestação do pensamento e a procura, o recebimento e a difusão de informações ou idéias, por qualquer meio, e sem dependência de censura, respondendo cada um, nos têrmos da lei, pelos abusos que cometer.