Use tintas acrílicas. Essa tinta pode ser aplicada em várias superfícies e adere bem ao couro sintético. A tinta acrílica não desbota tão fácil quanto as outras e também é flexível, o que a torna menos propensa a rachar com o tempo.
tinta acrílica
Como pintar couro sintético:
Use tinta em spray ou para couro em sapatos de couro ou vinil. Existem diversas tintas acrílicas criadas especificamente para produtos de couro, incluindo sapatos, que podem ser encontradas em praticamente qualquer loja de materiais de artesanato.
Preencha seu design com primer para tinta se for usar tinta acrílica.
Misture uma porção de tinta com a mesma medida de água. Dissolva bem para ficar homogêneo. Comece a pintar delicadamente. Espalhe bem, evitando formar uma camada muito grossa de tinta, para que não acumule em uma parte do calçado, deixando a pintura disforme.
Com fita adesiva ou fita crepe, proteja as laterais e cubra aquela etiquetinha sabe. Que aliás, voce pode pintar o "All "estrela" Star" primeiro que tudo. Depois de cobertinho, faça como o primeiro passo, e cubra de tinta as laterais da lingueta e da etiquetinha: Preencha as partes maiores, usando o melhor pincel.
Com os materiais em mãos, é só pegar o pote, colocar um pouco de tinta (cerca de uma colher) e o triplo de água (cerca de 3 a 4 colheres). Na verdade, não tem uma medida exata – a ideia é só que a tinta fique bem “ralinha”. Daí é só passar com o pincel por todo o tênis, prestando atenção nos cantinhos.
No site americano da marca ( www.converse.com ) você pode escolher o modelo, as cores, as estampas e até escrever o seu nome nele! Depois você pode salvar no seu computador e até comprar, mas sai súper caro e em dólares! Serve mais pela brincadeira mesmo! Primeiro entre no site e clique em “design your own”.
Tintas para tecido Acrilex nas cores branco e azul cerúleo. Canetas permanentes nas cores azul, amarelo, vermelho e prateado. Clareador incolor Acrilex.
Espalhe a tintura. Passe a escova no sapato fazendo um único movimento circular. Comece usando uma quantidade pequena de tinta, aplicando mais se for preciso. Comece por uma área grande e reta, como o calcanhar ou o bico do sapato, indo daí para as partes mais estreitas. Cuidado para não saturar a camurça.
Com uma cola branca ou para tecido (aquela utilizada para fazer decoupagem) você pode personalizar e deixá-lo bem diferente. Coloque o seu tênis dentro de uma caixa de sapato e derrame uma generosa quantidade de glitter sobre a cola. Derrame seu brilho prata e dê leves batidinhas para tirar o excesso.
Coloque os tênis diretamente no banho de corante. Use um misturador ou uma colher de pau grande para "mexer" os sapatos na água, de 30 minutos à uma hora. Quanto mais tempo eles ficarem na tintura, mas escura ficará a cor.
Você vai precisar de:
É importante misturar o alvejante e a água. Borrife o alvejante no sapato. Use a opção de "spray" do bico para jogar um pouco do produto no tecido do tênis e criar um efeito de "nebulosa". Use a opção "névoa" para descolorir todo o sapato.
Como limpar tênis branco com bicarbonato de sódio Em um potinho de vidro ou plástico, você coloca detergente e bicarbonato (1 colher de sopa de cada). Misture até formar uma pastinha. Pegue uma escova de dente velhinha, esfregue no pano e na borracha do seu tênis. Depois, espere secar e pronto.
Como ele já vem com uma esponjinha na ponta, basta você pressionar ela contra o calçado (bolsa, acessório, casacos ou qualquer coisa que você queira limpar de camurça ou nobuck) que o produto é liberado através dela, aí é só espalhar, espalhar e espalhar.
Para cores escuras, ou profundamente brilhantes, misture dois frascos de corante líquido (de 350 ml a 500 ml) a seis, ou até oito, xícaras de água quente e mantenha as solas de borracha de molho no corante por duas horas.
Ao contrário de muitas outras fibras sintéticas, nylon é bem fácil de tingir. Você pode usar um corante ácido ou um pigmento multiuso, e nylon também reage muito bem a pigmentos simples que você pode ter em casa, como corante alimentício e até mesmo suco em pó.
Passe um limpador de couro após o uso do desengordurante. Aplique uma camada leve e deixe agir por alguns minutos. Seque com um pano limpo e esfregue o local mais problemático com uma escova para nobuck, para soltar a sujeira endurecida e recuperar o acabamento do material.
Umedeça um pano limpo e passe-o na superfície do tênis. Depois, passe-o com cuidado no tecido do tênis para espalhar a graxa. Se alguma área ficar saturada, espalhe mais o produto para deixar tudo uniforme. No fim, o calçado tem que ficar brilhante, restaurado e um pouco molhado.
Como usar:
O suco de limão ajuda a polir sapatos de couro marron ou preto. Esfregue em seguida com um pano limpo ou uma meia calça velha. Para tirar as manchas de água no couro esfregue uma solução de água e vinagre com um pano limpo. Para tirar outras manchas, use álcool para couros escuros e gasolina para couros claros.
Esmalte é ótimo para selar as rachaduras antes que a "pelinha" se solte, e também a disfarçar as falhas quando já tiver descascado. Você deve usar esmalte fosco para couro com textura comum de couro, e esmalte comum para os envernizados.
Recondicione o sofá a cada três a seis meses, certificando-se de limpar a superfície primeiro. Isso removerá a oleosidade corrosiva do couro e irá restaurar a sua maciez natural, evitando que o sofá fique seco novamente.
Use um produto de limpeza de couro em uma esponja úmida ou um pano macio e esfregue em um movimento circular para remover a sujeira inicial. Para manchas, use um produto com uma escova de cerdas macias.
Aplique cola de tecido em um palito de dente ou numa pequena escova e passe-a nas extremidades da queimadura. Isso irá prevenir o aparecimento de fiapos.
Como consertar couro com cola: instruções passo a passo