A articulação sacroilíaca localiza-se na pelve e é a responsável por unir o osso ilíaco ao sacro, como o seu próprio nome diz.
O membro inferior é especializado para sustentar o peso do corpo e a locomoção, a capacidade de mover-se de um lugar para outro e manter o equilíbrio, a condição de estar uniformemente balanceado. Os membros inferior são conectados ao tronco pelo cíngulo do membro inferior (ossos do quadril e sacro).
O que é Disfunção Sacroilíaca? A disfunção sacroilíaca é uma patologia que pode afetar a região do quadril ou lombar, podendo irradiar para a lateral do quadril e virilha. Ela surge quando existem anormalidades biomecânicas do posicionamento da articulação.
A articulação sacroilíaca tem um movimento limitado, ela realiza uma inclinação anterior chamada nutação, e uma inclinação posterior chamada contranutação.
A disfunção das articulações sacroilíacas (SI) é uma alteração da biomecânica normal da articulação, levando a uma limitação ou a um movimento excessivo da mesma. Apesar de ser uma patologia relativamente comum, é, frequentemente, subdiagnosticada.
No geral, quando essa inflamação está diminuída e o paciente já não sente tanta dor nem limitação para os movimentos, os exercícios físicos são retomamos, sempre que tolerados, eles devem sim ser realizados.
O tratamento da sacroileíte pode ser feito com remédios analgésicos e anti-inflamatórios, além de sessões de fisioterapia. O uso de palmilhas ortopédicas de uso contínuo é indicado para equilibrar a altura das pernas, quando a pessoa apresenta um desnível maior que 1 cm no comprimento das pernas.
Caminhar e outras formas de atividade física diminuem a incidência de dor nas coluna. E olhem que coisa boa! Além de ficar sem dor, as pesquisas indicam que as pessoas que caminham tem um melhor humor, tem menos necessidade de medicação e menos incapacidade.