Para brincar, é preciso duas duplas. A perna direita de uma criança é amarrada à perna esquerda da outra, e uma delas vai ter os olhos vendados. Quem estiver com os olhos abertos tem que dar direções para levar a criança vendada até a bola. Ganha a dupla que conseguir acertar a bola no gol.
Modalidades
A bola pode ser usada nas brincadeiras desde os primeiros meses do bebê, já que ajuda a estimular diversos tipos de movimento. Pegar, chutar e jogar a bola, por exemplo, são ações que desenvolvem a coordenação motora de pés, pernas, mãos e braços. ... A coordenação óculo-manual também pode ser estimulada com as bolas.
Se o goleiro conseguir três pontos antes dos jogadores de linha, ele ganha o jogo e o direito de sair do gol. Só vale chutar de fora da área e com a bola no ar, sendo que o gol vale um ponto. Dentro da área, o jogador só pode finalizar de cabeça, mas se o goleiro agarrar a bola, o ponto é dele.
Jeito de brincar Uma criança joga a bola para cima e grita o nome de um amigo. Quando este amigo pegar a bola e gritar "alerta" as outras crianças têm que ficar como estátuas. Quem estiver com a bola dá cinco passos e tenta acertar alguém. Se conseguir, a brincadeira recomeça.
Para uma melhor prática do futebol, faz-se necessário o conhecimento e domínio de algumas técnicas básicas, tais como: condução, passe, chute, drible ou finta, recepção, cabeceio e arremesso lateral.
Resposta: (1) remate; (2) cabeceamento; (3) drible; (4) condução e (5) controlo da bola. Explicação: Para o “Arquiteto do Dream Team” o Treinador deve criar jogos onde os jogadores tenham a oportunidade de treinar de forma específica estes 5 elementos básicos do futebol.
2.
Freire (2006) aborda que as principais habilidades futebolísticas utilizadas são: passe, controle de bola, condução, drible, desarme, cabeceio, finalização, abaixo conceituadas: Passe é o ato de entregar a bola diretamente ao companheiro ou lançá-la em um espaço vazio, podendo ser feito de forma aérea ou rasteira.
Habilidades motoras