Corte 15 cm de um caule do seu pé de hortelã e coloque-o em um vaso com terra. Esse caule se transformará em uma nova planta após receber muita luz solar e água. Preencha o vaso da nova planta com solo misturado com uma grande quantidade de adubo. Pegue o caule cortado do pé de hortelã original e deslize-o no solo.
A hortelã pode ser podada na altura do solo, e nestes casos é preciso deixar 3cm de caule, que garante o rebrotamento. Já a salsinha deve ser podada acima da sua primeira ramificação.
2) Retire as folhas, deixando apenas as duas do topo; 3) Deixe o galho num copo com água até aparecerem muitas raízes; esse processo leva cerca de duas semanas, até que essas raízes sejam fortes o suficiente; troque essa água de dois em dois dias; 4) Escolha o local desejado e plante sua nova mudinha com cuidado.
Embora a hortelã exija bastante água, o solo deve estar sempre bem drenado. Portanto, o vaso deve apresentar furinhos no fundo, para que a planta não fique encharcada e morra. Lembre-se de plantar a hortelã sozinha no vaso, pois como é uma erva invasora, pode prejudicar o desenvolvimento de outras plantas.
Solo e vaso A arruda tolera muito bem solos arenosos, com cascalhos e pedregulhos. Também vai bem em solos levemente ácidos, apesar de se desenvolver melhor em solos alcalinos, com PH entre 7 e 7,5. Para o caso de plantio em vasos, é muito importante oferecer um bom sistema de drenagem para a planta.
A planta do orégano deve receber, diariamente, luz solar direta. As folhas do orégano serão mais aromáticas, se receberem mais luz solar. É recomendável irrigar com frequência o solo, para que seja mantido, levemente, úmido.
Plantar orégano por estaquia Mergulhe a metade inferior do ramo em um recipiente com água até que surjam raízes e então plante no local definitivo, ou em vasos e jardineiras. O espaçamento entre as plantas de orégano geralmente é de 30 cm, mas essa medida pode variar com o tamanho do cultivar ou da espécie.
Método 2 de 5: Pendurando o orégano para secar
Você pode plantar a sálvia em vasos ou diretamente no solo. Esse plantio pode ser feito através de touceiras ou pelo meio mais comum: sementes. Caso resolva germinar as sementes em sementeiras, transplante quando as mudas ficarem grandes o suficiente para serem manuseadas sem que isso traga danos à elas.
Com que frequência devo regar as plantas de sálvia? Basta uma vez por semana. No entanto, o mais importante é proteger a sálvia do vento, e mantê-la em um local onde receba luz do sol.
Aí é só cortar as ponteiras – a parte final em que o galho tem cor mais clara e é mais tenro, plantá-las em terra comum ou areia úmidas e cobrir com vidro ou plástico. As folhas nem chegam a murchar. Deixe as mudas na sombra, quietinhas, por cerca de 1 mês. Ao fim deste período, elas deverão estar enraizadas.
Saiba o que essa planta precisa para se desenvolver bem:
Como enraizar as plantas na água
Como fazer muda de cróton por estaquia. Acima de tudo caule deve ser maduro e saudável. E deve ter pelo menos três conjuntos de folhas no topo. O corte deve também ser abaixo de uma articulação da folha. Remova todas as folhas na parte inferior e corte todas as folhas superiores, deixando só a metade ou menos.
Remoção da folha para criar a muda Para isso, o ideal é retirar uma folha da região intermediária da roseta, visto que são mais fáceis de arrancar do que as da base ou do centro. Em seguida, coloque a folha deitada em um recipiente, como um prato ou uma bandeja, por exemplo.
Leva-se em torno de 20 dias para as mudas estarem enraizadas e aptas para o plantio no vaso individual. Após esse prazo deve-se, molhar a areia ou com uma faca, afofar a areia ao redor da muda e puxar levemente para que ela saia com raízes.
Como fazer propagação de suculentas na água