Amadurecer é um processo interno contínuo, que acontece ao longo da vida, a partir de experiências e de situações que exigem o crescimento. Pessoas maduras controlam melhor suas emoções, assumem as próprias limitações e tendem a tomar decisões com mais segurança.
verbo intransitivo Tornar-se maduro: as uvas amadurecem no outono. [Figurado] Tornar-se experiente com o tempo: seu espírito amadureceu.
Amadurecer não é acertar sempre, e sim aprender a lidar com os momentos em que erramos. Com a mudança, sempre surge o amadurecimento e só assim nos tornamos mais preparados para vida. Amadurecer é trilhar seu próprio caminho, encarando os desafios e tirando o melhor dos seus erros.
Quando amadurecemos, queremos simplificar a vida e as coisas. Quando amadurecemos aprendemos a tolerar não porque o outro merece, mas para nos preservar. Quando amadurecemos, aprendemos a podar a arrogância e a mesquinhez, a dar chances. Quando amadurecemos enxergamos que a vida é mais bonita.
Assim, ter maturidade no relacionamento é saber viver de acordo com as questões externas e internas que a própria vida coloca em seus desafios cotidianos, nos problemas, na amizade, na família, nas metas.
7 Dicas de Como Ter Mais Maturidade e Viver Com Equilíbrio
16 características de pessoas que são emocionalmente maduras
A parte espiritual pode ser considerado uma forma de encarar a vida, trata-se do nosso estado de espírito frente as coisas, as relações e espaços. É como nós reagimos diante dos nossos sentimentos, ações e fatos externos a nós mesmos que muitas vezes são provocados por outras pessoas.
– Dedique um tempo para a prática espiritual E não precisa de muito. Pode ser cinco minutos diários de meditação, um momento de oração antes de dormir. Busque livros que falem sobre o tema ou experimente ir em grupos que trabalhem com práticas espirituais com as quais você se identifique. Dê o pontapé inicial!
Metas espirituais: Participe de um projeto beneficente São pequenas atitudes como essas que mudam as vidas das pessoas beneficiadas e trazem uma enorme satisfação pessoal. Muitas instituições realizam festas juninas, almoços para a comunidade, bingos, bazares, entre diversas atividades.
A espiritualidade pode ser definida como uma "propensão humana a buscar significado para a vida por meio de conceitos que transcendem o tangível, à procura de um sentido de conexão com algo maior que si próprio". A espiritualidade pode ou não estar ligada a uma vivência religiosa.
A dimensão da espiritualidade é fator de bem-estar, conforto, esperança e saúde, e precisamos urgentemente que nossas instituições de saúde se organizem no aten- dimento dessa necessidade humana.
Significado de Devoção substantivo feminino Afeição intensa a Deus e aos santos demonstrada por práticas religiosas; sentimento religioso; piedade: devoção por Santa Rita de Cássia. [Por Extensão] Afeição, dedicação, amor ou afeto demonstrado em relação a: a sua devoção ao teatro era sincera.
A espiritualidade diminui a ansiedade, a depressão e o estresse. É uma importante aliada da saúde mental e, consequentemente, da saúde física. O suporte social da religião, especialmente para quem frequenta alguma congregação, também traz benefícios.
Equilíbrio entre a mente, o corpo e o espírito é capaz de melhorar a qualidade de vida. A relação das pessoas com o sagrado, em suas mais diversas formas, também pode ser uma fonte de bem-estar. O equilíbrio entre a mente, o corpo e o espírito é capaz de trazer benefícios e melhorar a qualidade de vida.
A espiritualidade refere-se a essa experiência de contato com algo que transcende as realidades normais da vida. Significa experimentar uma força interior que supera as próprias capacidades (Boff, 2006).
Praticar uma religião contribui para diminuir a vulnerabilidade a estressores, provém sentido e coerência de vida e dá acesso a uma rede de pessoas que atua como apoio social.
Nesses casos, a crença pode contribuir para o aumento nos índices de ansiedade, depressão e até de mortalidade. A literatura que trata da religião e da espiritualidade na saúde ainda dá seus primeiros passos. Muitas questões, inclusive metodológicas, seguem sem respostas.