Fiquem atentos aos marcos anatômicos para encontrar os focos de ausculta (Figura 2): (1) Foco aórtico: 2º espaço intercostal, à direita do esterno, perto da borda esternal. (2) Foco pulmonar: 2º espaço intercostal, à esquerda do esterno, próximo à borda do esterno.
Foco tricúspide, localizado no segmento inferior do esterno, junto à base do apêndice xifóide. Foco pulmonar, localizado na extremidade esternal do 2º espaço intercostal esquerdo, junto à borda esternal. Foco aórtico, localizado na extremidade esternal do 2º espaço intercostal direito, junto à borda esternal.
O ictus cordis é a pulsação do ápice do coração. Deve-se investigar localização, extensão, mobilidade, intensidade e tipo de impulsão, ritmo e frequência. A sua localização pode variar de acordo com o biotipo do paciente: Mediolíneos: cruzamento da linha hemiclavicular esquerda com o 5º espaço intercostal.
O espaço intercostal é o espaço existente entre duas costelas. Como existem 12 costelas de cada lado do tórax, existem 11 espaços intercostais.
A) Tipo Respiratório: Torácico ou Costal: movimentação mais proeminente da porção superior do tórax causada pela maior atividade dos músculos intercostais. Abdominal ou Diafragmática: movimentação maior da porção inferior do tórax causada pela ampla expansão do diafragma.
Avalie o tipo de abdome, cujas formas de apresentação mais frequentes são: abdome normal ou atípico, abdome globoso, abdome em ventre de batráquio, abdome em avental, abdome pendular ou abdome escavado.
Tórax atípico, eupnêico (FR x ipm), sem esforço respiratório (tiragens ou uso de musculatura acessória) com expansibilidade preservada bilateralmente. FTV uniformemente palpável bilateralmente. Som claro atimpânico à percussão.
A semiotécnica refere-se à inspeção, palpação e ausculta. Pesquisa de abaulamento: exemplo de achado é elevação de região anterior do tórax, indicando hipertrofia do ventrículo direito. Realizada por todo precórdio, no mínimo nos quatro focos de ausculta.
O abaulamento do arco médio é sugestivo de câmara rudimentar de ventrículo direito posicionada à esquerda, e em posição anterior. Esse achado por si só orienta para o diagnóstico de ventrículo único esquerdo posicionado à direita, com discordância ventrículo-arterial.
Ictus cordis, (termo latino, não confundir com a palavra inglesa ictus que significa deficiência neurológica localizada de aparecimento agudo), choque da ponta ou impulso apical é o local da parede torácica onde se pode palpar o pulsar do coração. A localização usual depende do tipo morfológico da pessoa.
A primeira bulha aparece no início da sístole ventricular. Quando os ventrículos começam a se contrair, o sangue, sofrendo pressão, comprime as válvulas A-V, fechando-as como se fossem folhas de uma porta.
A sístole e a diástole representam dois momentos importantes no ciclo cardíaco, que é a saída e a entrada de sangue no coração. Elas representam a contração e o relaxamento do coração.
É o período que corresponde ao relaxamento ventricular, ou seja, ao enchimento do ventrículo. Inicia-se com o fechamento das válvulas semilunares (mitral e tricúspide) e termina com a contração atrial. Neste período, o sangue flui do átrio para o ventrículo.