Uma das principais características da obra de João Cabral de Melo Neto é a reflexão sobre a criação artística. Para o poeta, a poesia é fruto de um trabalho árduo, racional, que implica fazer e desfazer o texto até que ele alcance a sua forma mais adequada.
João Cabral de Melo Neto, também chamado poeta-engenheiro, tendo em vista o cálculo, a lapidação e a objetividade de seu trabalho com os versos, foi escritor, diplomata e um dos mais importantes intelectuais de seu tempo.
Entre os principais títulos da obra literária de João Cabral de Melo Neto, estão "Pedra do sono", 1942; "O engenheiro", 1945; "O cão sem plumas", 1950; "O rio", 1954; "Quaderna", 1960; "Poemas escolhidos", 1963; "A educação pela pedra", 1966; "Morte e vida severina e outros poemas em voz alta", 1966; "Museu de tudo", ...
9 de outubro de 1999
João Cabral de Melo Neto é um autor reconhecido na literatura brasileira pelas poesias modernistas. Pertencente à geração de 45 do modernismo nacional, João Cabral apresentou características surrealistas em suas poesias, que eram marcadas pelo rigor formal e pela estruturação fixa.
Esses muitos Severinos, esvaziados de individualidade, viram um nas estrofes de João Cabral de Melo Neto: o escrito mais conhecido do autor pernambucano conta a morte e conta a vida de um retirante do sertão nordestino, personagem que marca fundo a literatura e a realidade brasileiras.
Apesar de ser cronologicamente um poeta da Geração de 45, João Cabral seguiu um caminho próprio, recuperando certos traços da poesia de Drummond e Murilo Mendes, como a poesia substantiva e a precisão dos vocábulos, produzindo uma poesia de caráter objetivo numa linguagem sem sentimentalismo e rompendo com a definição ...
Recife, Pernambuco, Brasil
Trata-se do texto dramático Morte e vida severina: auto de natal pernambucano, escrito pelo poeta João Cabral de Melo Neto.
Recife, Pernambuco, Brasil
Resposta. Resposta: São características do Modernismo de 45: linguagem informal e metalinguagem.
Ferreira Gullar é, principalmente, um autor integrante da Geração de 1945, cujas obras apresentam as seguintes características:
Poema Sujo Ao longo da escrita o eu-lírico disserta sobre a solidão e sobre a importância da liberdade, sentimentos em consonância com o que se passava com o próprio Ferreira Gullar naquele momento.
A Poesia Marginal ou a Geração Mimeógrafo foi um movimento sociocultural que atingiu as artes (música, cinema, teatro, artes plásticas) sobretudo, a literatura. Esse movimento surgiu na década de 70 no Brasil e influenciou diretamente na produção cultural do país.
POESIA ENGAJADA é um contraponto à idéia, muito difundida nos dias de hoje, de que a arte basta por si mesma. Combate, portanto, de forma direta e democrática, as práticas dos adeptos desta linha artística que apregoa a idéia de que a poesia, enquanto arte, não pode ser discurso.
Poema usado por policiais. Poema que traz reflexões sobre problemas sociais. ...
A poesia social é um tipo de produção literária que aborda questões de valor político e social. Na história da literatura brasileira, alguns momentos foram essenciais para a propagação da poesia social, por exemplo, no Romantismo, na Geração Mimeógrafo, e nalguns movimentos modernos e contemporâneos.
Escrevendo um poema em 10 passos
São características da poesia social: ... A poesia social propunha a volta da linguagem discursiva por meio de um estilo simples e direto, já que tal característica havia sido abolida pelos poetas do Concretismo.
A poesia social é uma vertente da literatura poética em que valores políticos e sociais são ressaltados e destacados para atingir o leitor. Para o Brasil e a cultura literária do país, a poesia social foi essencial na propagação de movimentos literários importantes.
A história da poesia do Brasil começa no século XVI, o primeiro século da colonização, com a chegada dos padres da Companhia de Jesus ou, mais exatamente com José de Anchieta, jovem jesuíta das Canárias, evangelizador e mestre, que, segundo a tradição, escreveu 4072 versos latinos à Virgem nas areias da praia de ...