O handebol é um esporte coletivo que foi criado pelo professor alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. Após ter as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, o esporte começou a ser praticado de forma competitiva em países como, por exemplo, Áustria, Suíça e Alemanha.
Apesar de resquícios de jogos similares, o handebol como conhecido hoje nasceu com o professor de Educação Física alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. Inicialmente, como a maioria dos esportes, o jogo possuía diferenças.
Dessa forma, o esporte ficou restrito ao estado de São Paulo até a década de 60. Nesse momento, o Professor Augusto Listello o mostrou a professores de outros estados de forma didática, no curso internacional de Santos.
Em 1991 a Seleção Brasileira teve sua primeira participação em Campeonatos Mundiais Juniores, disputadas pela seleção masculina na Grécia e pela seleção feminina na França. Também nessa década, no ano de 1996. No ano seguinte acontecia a primeira participação da seleção masculina nas Olimpíadas. Já a seleção feminina teve sua primeira participação na edição de Sydney 2000.
Ainda como modalidade de campo, o handebol foi introduzido no Brasil por imigrantes em São Paulo na década de 1930. Em 1940, foi fundada a Federação Paulista de Handebol.
Nesta fase inicial, as partidas de handebol eram realizadas em campos gramados, parecidos com os de futebol. Assim como no futebol de campo, cada equipe de handebol era composta por onze jogadores.
Nos anos posteriores foram organizados campeonatos e jogos internacionais, além de alteradas e readequadas as regras inicialmente propostas. Assim, em 1934, como o handeball passou a ser praticado em diversos países, o esporte foi incluído pelo Comitê Olímpico Internacional como modalidade a compor as Olimpíadas já na edição de 1936.
Logo depois, em 1979, foi fundada a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), com sede na cidade de Aracaju, em Sergipe. Atualmente, estima-se que, no Brasil, há mais de um milhão de praticantes de handebol, de acordo com a CBHb.
A seguir estão alguns vídeos complementares para auxiliar nos seus estudos a respeito do handebol. Assista para esclarecer eventuais dúvidas a respeito do que foi apresentado na matéria e também para reforçar e ampliar seu conhecimento a respeito do esporte.
1. [CETRO]
No handebol, determinados lançamentos marcam o início ou o reinício da partida, a cobrança de faltas e a cobrança de laterais. São denominados como tiros de saída, lateral, de meta e de 7 metros. O tiro de 7 metros equivale ao lançamento que se caracteriza por um recurso de punição para violação de regras. Ele é
Para a realização das jogadas durante a partida os jogadores devem realizar alguns fundamentos técnicos em situações táticas e estratégicas, conforme as situações exigidas e criadas durante o jogo. Logo, são fundamentos do handebol:
A criação e a fundamentação das modalidades esportivas se dão em diferentes condições, apesar da atribuição da finalidade competitiva. Essas condições impactam, portanto, nos modos como cada modalidade é organizada. Frente a isso, esta matéria apresenta as características do handebol, como o contexto em que surgiu, sua história e principais regras para que você conheça e entenda a modalidade. Acompanhe:
Como comentado, o handebol é jogado coletivamente, com as mãos e entre duas equipes de sete jogadores cada. Por ser um esporte de invasão, as equipes exercem alternadamente funções de ataque e defesa no decorrer de uma partida. A equipe atacante é aquela com a posse de bola. Seu objetivo, então, é criar condições favoráveis para que um de seus jogadores finalize a bola na meta adversária.
Em 1936, o jogo foi incluso nos jogos olímpicos de Berlim, com vitória da Alemanha contra a Áustria de 10 a 6. Dois anos depois, o primeiro campeonato mundial ocorreu na Alemanha.
O handebol é um esporte coletivo que foi criado pelo professor alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. Após ter as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, o esporte começou a ser praticado de forma competitiva em países como, por exemplo, Áustria, Suíça e Alemanha.
Handebol (ou handeball, em inglês) é um esporte coletivo de invasão disputado por duas equipes. Portanto, as partidas são disputadas por 14 jogadores, sete de cada equipe, incluindo os goleiros. Essa modalidade esportiva apresentava inicialmente três formatos: indoor (quadra), outdoor (campo) e beach (praia). No entanto, embora em locais remotos outros estilos ainda sejam praticados, a modalidade mais conhecida e difundida é a de campo, praticada em quadra (salão).
Como vimos, o handebol é uma modalidade que se originou no contexto da Primeira Grande Guerra e foi conquistando seu espaço tanto em outros países quanto nas disputas olímpicas. Continue estudando sobre os esportes e conheça as outras modalidades que compõem esse evento conferindo as matérias sobre os Jogos Olímpicos e os Jogos Paralímpicos.
Cada equipe pode ser composta de até 16 jogadores, embora apenas sete entrem em quadra. Logo, uma equipe de handebol é comporta pelos seguintes jogadores: um goleiro, um armador central, dois armadores laterais, dois pontas e um pivô. Entenda qual a função de cada um desses jogadores durante a partida.
A resposta correta é a alternativa E. Como explicado na matéria, o tiro de 7 metros é cobrado em um local designado especificamente para essa situação, o qual se encontra de frente para o gol, entre a linha da área de gol e a de tiro livre, e os jogadores que não forem realizar a cobrança devem permanecer a uma distância mínima de três metros de distância, atrás da linha de tiro livre.
O handebol chegou ao Brasil na década de 1930, juntamente com imigrantes europeus, principalmente os de origem alemã. Foi oficialmente consagrado como esporte de salão com sete jogadores de cada lado, em 1954, quando a Federação Paulista de Handebol criou o primeiro torneio aberto na cidade de São Paulo.
O jogo de “Urânia” praticado na Grécia Antiga, com uma bola do tamanho de uma maçã, usando as mãos, mas sem balizas, é citado por Homero na Odisseia. Inicialmente, o handebol era jogado em campo aberto, e foi na Alemanha que o esporte chegou ao formato que se conhece hoje. ...
54-56 cm e 325-375 g (tamanho 2 da IHF) utilizada em jogos de equipes femininas acima de 14 anos e equipes masculinas compostas por adolescentes entre 12 e 16 anos; 50-52 cm e 290-330 g (tamanho 1 da IHF) utilizada em jogos de equipes femininas entre 8 e 14 anos e equipes masculinas de crianças entre 8 e 12 anos.
Há três tamanhos de bola de handebol, e cada um é indicado para um determinado gênero e faixa de idade.
A circunferência da bola H1 é de 50 a 52 centímetros e o peso é de 290 a 330 gramas.
Resposta. A bola do handebol masculino é a de tamanho 3 (IHF) para adultos, de aproximadamente 450 gramas de peso e de 58 a 60 cm de diâmetro. Já a feminina adulta é tamanho 2 da IHF, com 350 gramas de peso e 54 a 56 cm de diâmetro.
Uma equipe de handebol é composta por 14 jogadores. No máximo 7 jogadores podem estar presentes na quadra de jogo ao mesmo tempo. Os demais são os substitutos. É necessário que durante a partida haja sempre um jogador definido como sendo o goleiro.
Além do goleiro, os times, geralmente, são formados por um armador central, dois outros armadores ou meias (um de cada lado), dois pontas (um em cada extremidade da quadra) e um pivô.
Cada equipe deve ser composta por 12 jogadores: 6 que iniciam o jogo ( Titulares ) e 6 jogadores reservas. O Voleibol é jogado em SETS. Quando uma equipe atinge a contagem de 25 pontos, com uma vantagem de pelo menos dois pontos em relação ao adversário, completa-se um SET.
Uma partida de handebol é composta por dois times com catorze jogadores, sendo que apenas sete podem de fato participar da partida. São eles: armador, central, goleiro, meias, pontas e pivô. ... Goleiro: como no futebol e no futsal, o goleiro do handebol deve bloquear os chutes a gol realizados pelo time adversário.