EQST

Qual Invenço Do Sculo XV Possibilitou Aumentar A Circulaço De Livros Pela Europa?

Qual invenção do século XV possibilitou aumentar a circulação de livros pela Europa?

Johann Gutenberg

Qual foi o fator decisivo para a expansão da produção de livros a partir do século XV?

Resposta. Olá. O fator decisivo que levou à expansão da produção literária foi o iluminismo e o declínio do poder que a Igreja Católica retinha, tornando possível a circulação de livros antes proibidos.

Qual a importância da imprensa para o desenvolvimento do Renascimento?

Os ideais renascentistas foram transmitidos graças à invenção da Imprensa; pois do contrário, seria difícil atingir tantas pessoas (leitores) em escala. Por isso a imprensa foi vital para que as ideias do período fossem transmitidas para as pessoas.

Qual a importância do mecenato para o renascimento?

Os mecenas eram burgueses ricos da época do Renascimento, que, patrocinavam o trabalho de artistas e escritores, em busca de glória e prestígio. Destacam-se entre eles, a família Sforza, os Médicis e os papas Júlio II e Leão X. ... O poder político dos Médici aumentou, até que passaram a governar Florença.

Em que o renascimento proporcionou as grandes navegações?

Resposta. Resposta: era a necessidade dos europeus de conquistarem novas terras. Eles queriam isso para poder obter matérias-primas, metais preciosos e produtos não encontrados na Europa.

Qual a influência do renascimento na arte?

A arte do Renascimento se caracterizou pela influência greco-romana e por perceber a arte como reflexo da natureza e com o homem como foco central. A principal inovação na arquitetura foi parar com as construções gigantescas e começar construções com tamanhos mais humanos.

Quais os avanços proporcionados pelas grandes navegações?

Acompanhado de todo esse avanço, surgiu a importância do comércio marítimo que acelerou o desenvolvimento das embarcações ao longo do tempo e que levou o transporte do ouro, especiarias, sedas da Índia que era fonte de grande riqueza e soberania que contribuíram para o monopólio do mercado.

Quais foram os avanços técnicos na arte náutica?

Avanços técnicos na arte náutica: o aprimoramento dos conhecimentos geográficos, graças ao desenvolvimento da cartografia; o desenvolvimento de instrumentos náuticos - bússola, astrolábio, sextante - e a construção de embarcações capazes de realizar viagens a longa distância, como as naus e as caravelas.

O que foram as grandes navegações resposta?

As Grandes Navegações foram navegações oceânicas realizadas ao longo do século XV que permitiram a exploração do Oceano Atlântico. Foram possíveis graças à acumulação de conhecimento náutico e à chegada de novas tecnologias que facilitaram a navegação.

Porque começaram as grandes navegações?

Chamam-se Grandes Navegações as expedições marítimas realizadas por europeus entre os séculos XV e XVI. ... Diversos fatores possibilitaram a Grandes Navegações como o aprimoramento das técnicas de navegação, a necessidade de metais preciosos e de se descobrir um novo caminho marítimo para as Índias.

Quais eram os perigos reais e imaginários?

Resposta: Perigos reais: Fome, sede, doenças, tempestades, danificações nas embarcações.... Perigos imaginários: os monstros marinhos, a zona tórrida, a dimensão plana do planeta, quanto mais navegavam mais próximos estariam do abismo..

Quais os perigos reais e imaginários enfrentados pelos navegadores?

As Grandes Navegações enfrentaram inúmeros perigos reais: fome, doenças, equipamentos pouco sofisticados, erros humanos e mesmo acidentes devido ao desconhecimento do território que exploravam - além do risco de serem capturados por nativos.

Quais eram os perigos imaginários do mar?

Ventos desfavoráveis, ameaça de encalhe, lugares desconhecidos, fome, doenças e sede nos navios. Crença de que a terra era achatada como uma pizza; que na altura da linha do Equador os navios se incendiariam, que o mar era habitado por monstros terríveis.