Espanha: os territórios conquistados deram origens a quatro reinos: Leão, Castela, Navarra e Aragão. Esses territórios foram unificados por meio de guerras ou alianças - exemplo de aliança foi o casamento de Fernando de Aragão e Isabel de Castela em 1492.
O Condado Portucalense reemergiu, em 1096 pela mão de Henrique de Borgonha como oferta do rei Afonso VI de Leão pelo auxílio na Reconquista de terras aos mouros, a quem deveria prestar vassalagem, tendo também recebido a mão de sua filha, a infanta D. Teresa de Leão.
O surgimento de Portugal enquanto nação relacionou-se diretamente com as Guerras de Reconquista, nas quais os cristãos da Península Ibérica iniciaram uma luta para expulsar os mouros, que invadiram e fixaram-se na península no século VIII. À medida que os mouros eram expulsos, novos reinos surgiam na península.
Afonso Henriques assina com o primo Afonso VII de Leão e Castela o Tratado de Zamora que reconhece a soberania portuguesa. A independência de Portugal foi outorgada definitivamente pelo Papa Alexandre III a 23 de maio de 1179 com a Bula pontifícia Manifestis Probatum.
Resposta: O processo de independência do Brasil aconteceu, de fato, durante a regência de Pedro de Alcântara no Brasil. ... Pedro para Portugal resultou em uma reação instantânea no Brasil. ... Pedro para Portugal e a reação decorreu da criação do Clube da Resistência.
Afonso Henriques (Afonso I de Portugal) (1109-1185) foi o primeiro rei de Portugal. Chamado de “O Conquistador” reinou 42 anos, de 1143 a 1185, e deixou como legado uma nação. Afonso Henriques nasceu provavelmente em Guimarães, Portugal, no dia 5 de agosto de 1109.
O que hoje conhecemos como Portugal passou a fazer parte da província romana de Lusitânia no século II a.C. No século V o controle da região passou a ser dos visigodos e, no século VIII foi ocupado pelos muçulmanos. ... Em gratidão a isto, Afonso VI de Castilha nomeou Henrique conde de Portugal.
Em 910, foi criado o Reino de Galícia, no extremo noroeste da Península Ibérica, cuja capital era Braga, atualmente em Portugal. Nesse novo reino constitui-se um condado hereditário denominado Portucalense, de onde nasceria Portugal.
Portugal foi fundado em 1143, ano da celebração do Tratado de Zamora. O Tratado, assinado entre D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, e Afonso VII de Leão e Castela, reconhece o estatuto jurídico de Portugal como reino independente. Em 1179 esse estatuto foi confirmado pelo Papa Alexandre III.
No século XV um pequeno reino localizado no sudoeste da Europa, de frente para o Oceano Atlântico, lançou-se ao mar, aventurando-se inicialmente pela costa e pela entrada do Mediterrâneo, mas aos poucos o medo do Mar Tenebroso ia sendo vencido, a costa africana ia sendo margeada.
É um esboço do censo atual, feito em 1527. A população rondava então os cerca de 1,1 milhão de habitantes.
A Conquista de Ceuta ocorreu em 1415 e simboliza o começo da expansão ultramarina portuguesa. O objetivo da Coroa, impulsionada pela burguesia, era se apoderar da cidade que recebia as caravanas de mouros que transportavam ouro, marfim, especiarias e escravos.
Resposta: o grande interesse dos portugueses era a obtenção do ouro e esse metal precioso não seria fácil de achar, pois era preciso explorar a terra. Naquele momento, o comércio com as Índias era mais lucrativo e, por isso, tornou-se a prioridade portuguesa.
Resposta. Primeiramente os Portugueses se limitaram a explorar a extração do pau-brasil nessa época. Essa madeira, além de servir para construção de casas e embarcações, tinha uma tinta natural avermelhada que servia para o tingimento de tecidos.
A chegada de migrantes portugueses no Brasil foi praticamente inexpressiva no período entre o final do século XV e o século XVI. ... Inicialmente os portugueses que vinham para o Brasil eram membros de uma elite próspera interessada principalmente em investimentos que gerassem lucros a partir da produção açucareira.
Os portugueses queriam explorar as possibilidades a oeste, e depois iriam à Índia comprar especiarias. Assim, como podemos perceber, o capitão-mor da expedição foi Cabral, e ele estava à frente de 13 embarcações, sendo três caravelas e 10 naus, que zarparam de Lisboa em 9 de março de 1500.
De qualquer modo, as primeiras atitudes dos portugueses quando descobriram o território brasileiro foram as de explorar as zonas costeiras em busca de recursos econômicos valiosos ao mesmo tempo que negociavam, por meio de escambo, com os indígenas a extração do Pau-Brasil.
Um dois principais fatores foi o comércio, pois com as especiarias e depois com o pau-brasil o lucro de Portugal multiplicou grandiosamente. O outro grande motivo e talvez o mais fundamental, foi ocupar para reafirmar aos seus concorrentes, em principal os franceses, que a coroa Portuguesa era proprietária do lugar.
No dia 3 de agosto de 1492, Cristóvão Colombo içou velas para iniciar sua viagem em busca do caminho para as Índias, a terra do ouro e das especiarias. Dois meses depois, chegou ao Novo Mundo.
A Conquista de Ceuta, cidade islâmica no Norte de África, por tropas portuguesas sob o comando de João I de Portugal, deu-se a 21 de Agosto de 1415.
Expansão Marítima - Definição e Fatores Entre os principais fatores estavam o monopólio comercial das cidades italianas no mediterrâneo, crescimento da burguesia e do consumo e formação das monarquias nacionais.
Resposta: A busca de matéria prima, mercado consumidor e fins religiosos impulsionaram a expansão marítima nos séculos 15 (XV) e 16 (XVI). Outro fator determinante foi a busca por especiarias tornando Portugal pioneiro nas Grandes Navegações. Espero ter-lhe ajudado!
A conquista de Ceuta, cidade atualmente administrada pela Espanha, marcou o começo das grandes expedições marítimas promovidas pela Coroa Portuguesa. Em agosto de 1415, esse importante ponto comercial no norte da África foi dominado em prol da resolução dos problemas econômicos do país e expansão da fé cristã além-mar.
A conquista da pequena ilha de Ceuta foi fundamental para estabelecer um porto intermediário sob o domínio português, de modo que os portugueses estabeleceram um domínio maior do Atlântico.
agosto de 1415