Define-se carga elétrica puntiforme como sendo um corpo eletrizado cujas dimensões são desprezíveis se comparadas às distâncias que o separam de outros corpos eletrizados. O conceito é semelhante à ideia de um ponto material, apresentada na cinemática.
Significado de Puntiforme adjetivo Que se assemelha ao aspecto de um ponto. Que possui a mesma forma de um porto; punctiforme.
Em mecânica clássica, ponto material, massa pontual ou massa puntiforme é uma abstração feita para representar qualquer objeto que em virtude do fenômeno tem dimensões desprezíveis, ou seja, dimensões tais que não afetam o estudo do fenômeno.
Fórmula. O potencial de um ponto pertencente a um campo elétrico é encontrado dividindo-se o trabalho pelo valor da carga. Esse valor é sempre medido em relação a um ponto de referência. Ao se definir um ponto de referência, convenciona-se que o potencial neste ponto é nulo.
O campo elétrico de uma carga pontual e no vácuo pode ser calculado por meio da seguinte equação:
Pode-se dizer que a carga geradora produz um campo elétrico que pode ser descrito por uma grandeza chamada Potencial Elétrico (ou eletrostático). ... A unidade adotada, no SI para o potencial elétrico é o volt (V), em homenagem ao físico italiano Alessandro Volta, e a unidade designa Joule por coulomb (J/C).
Como a carga elétrica positiva gera potenciais positivos e a carga negativa gera potenciais negativos, o potencial elétrico diminui da carga positiva para a negativa, isto é, no sentido da linha de força. Uma carga de prova q, abandonada a partir do repouso, passa a se deslocar sobre essa linha de força.
Resposta. O potencial é variável e não se trata de uma grandeza (nem escalar nem vetorial), logo, sua soma é possível. No entanto, o vetor é uma grandeza, então não é possível somar da mesma forma com que somamos o potencial elétrico.
Quando uma carga puntiforme está isolada no espaço, ela gera um campo elétrico em sua volta. Qualquer ponto que estiver a uma mesma distância dessa carga possuirá o mesmo potencial elétrico.
Existem na natureza cinco tipos de energia: mecânica, térmica, elétrica, química e radiante. Eles são responsáveis por produzir trabalho, realizar movimento, além de enviar luz para casas e prédios.