A cultura de uma sociedade, seus hábitos, usos e costumes são bens intangíveis que possuem valores simbólicos importantes para o processo de reafirmação da identidade dos que a compartilham.
O patrimônio cultural tangível consiste em monumentos, edifícios, sítios arqueológicos, edifícios históricos e elementos “naturais” tais como árvores, cavernas, lagos, montanhas e outros.
Associada aos hábitos, comportamentos e costumes de determinado grupo social está a cultura imaterial ou patrimônio cultural imaterial. Este representa os elementos intangíveis de uma cultura. ... Vale notar que a cultura imaterial está em constante transformação, uma vez que seus elementos são recriados coletivamente.
Para fins da presente Convenção são considerados como bens culturais, qualquer que seja a sua origem ou o seu proprietário: a) Os bens, móveis ou imóveis, que apresentem uma grande importância para o patrimônio cultural dos povos, tais como os monumentos de arquitetura, de arte ou de história, religiosos ou laicos, ou ...
O patrimônio material protegido pelo Iphan é composto por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza, conforme os quatro Livros do Tombo: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) define como patrimônio imaterial "as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos os ...
Resposta. Resposta: cultura material: livros, ferramentas, tecidos,pinturas. cultura imaterial: dança,rituais,música,celebrações.
O patrimônio material se trata do patrimônio cultural de um povo relacionado a elementos materiais, como prédios e objetos. Estes elementos podem ser classificados como bens imóveis, como os centros históricos das cidades, ou bens móveis, que podem ser carregados, como os acervos históricos.