O reino Monera é o mais primitivo de todos e compreende alguns micro-organismos tais como as cianobactérias, conhecidas como bactérias, e as arqueobactérias (arqueas). Todos os seres pertencentes a esse reino são procariontes (não apresentam membrana nuclear, a carioteca) e unicelulares.
Resposta: Todos os integrantes do reino Monera apresentam capacidade de síntese proteica. Além disso, não possuem carioteca, ou seja, seu núcleo não é organizado. Por não apresentarem carioteca, dizemos que a célula bacteriana é procariótica.
As bactérias não tem núcleo organizado, elas são procariontes,o DNA fica espalhado no citoplasma, não possuem um núcleo verdadeiro . Por isso, o filamento de material genético é fechado (plasmídeo), sem pontas, para que nenhuma enzima comece a digerir o DNA. Possuem uma parede celular bastante rígida.
Os representantes dos protistas costumam ser divididos em dois grupos principais: protozoários e algas. Os protozoários são organismos eucariontes que apresentam nutrição heterotrófica. As algas, por sua vez, apresentam nutrição autotrófica.
Resposta. Explicação: Os paramécios pertencem ao grupo dos Ciliados, ou seja, utilizam-se de seus cílios para se locomover e auxiliar na alimentação.
Podemos afirmar que os quatro principais grupos de protozoários são: Rizópodes, Flagelados, Esporozoários e Ciliados.
A principal classificação é baseada no modo de locomoção, dando origem aos variados tipos de protozoários. Eles são divididos em: sarcodíneos, ciliados, flagelados e esporozoários.