Polígonos são regiões planas fechadas, constituídas de lados, vértices e ângulos. Dizemos que dois polígonos são semelhantes quando eles possuem o mesmo número de lados e se adéquam às seguintes condições: Ângulos iguais. Lados correspondentes proporcionais.
Critérios para a semelhança Para que dois polígonos sejam semelhantes, é necessário que eles se encaixem nas seguintes condições: Possuem o mesmo número de lados; Os seus ângulos correspondentes são iguais; ... Essa razão de proporção deve ser a mesma para todos os lados do polígono.
A razão entre dois lados homólogos ou entre dois triângulos semelhantes (k) é chamada de razão de semelhança. ... Por exemplo, os triângulos abaixo são semelhantes: Os ângulos são congruentes (iguais) e os lados homólogos são proporcionais. Note que .
Congruência de figuras geométricas: casos em que figuras distintas possuem medidas iguais, mas não são iguais entre si. Figuras congruentes são aquelas que possuem lados e ângulos correspondentes com medidas iguais.
Congruência é quando os triângulos são iguais em tamanho e ângulos, ou seja, idênticos. Para saber se são congurêntes, tem uma série de regras e se pelo menos uma delas der certo, eles são. Semelhança é quanto eles tem o mesmo formato, mas tamanhos diferentes, ou seja, são proporcionais.
Os casos de congruência de triângulos são:
Dizemos que dois triângulos são semelhantes se dois lados são proporcionais e os ângulos entre esses lados são congruentes, isto é, iguais. A condição para que esses dois triângulos sejam semelhantes é que a razão entre AB e A'B' seja igual à razão entre os lados AC e A'C', ou seja, que os lados sejam proporcionais.
Medida de um ângulo - amplitude
Quando dois triângulos possuem um ângulo, um lado e um ângulo congruentes, então esses triângulos são congruentes (ALA). Se os três lados de um triângulo forem congruentes a três lados de outro triângulo (LLL). Dois lados congruentes, com o ângulo desse vértice, que formam esses lados, também congruente (LAL).
Para medir os ângulos, precisamos de um transferidor, um instrumento em círculo (360º) ou semicírculo (180º) que é dividido em graus, e seguir os seguintes passos: Colocar o centro da base do transferidor sobre o vértice do ângulo. Colocar o ponto que indica 0º do transferidor em um dos lados do ângulo.
Na figura, os ângulos marcados com a mesma cor são opostos pelo vértice e possuem a mesma medida, ou seja, são congruentes.
Ângulos correspondentes Dois ângulos que ocupam a mesma posição nas retas retas paralelas são chamados de correspondentes. Eles apresentam a mesma medida (ângulos congruentes).
Os ângulos AÔB, BÔC, CÔD e DÔE da figura têm a mesma medida: 25° 40'.
m(BOC) + m(COD) = 90°.
Resposta. 89.
Para se obter o grau, divide-se a circunferência, que representa uma volta completa, em 360 partes iguais. Cada uma dessas partes é chamada grau.
Linha reta que divide um ângulo em partes iguais A bissetriz é uma semirreta que divide um ângulo em lados congruentes. Em outras palavras, ela é uma linha reta que divide um ângulo em dois lados iguais, independente do formato desse ângulo.
O que é bissetriz ?? segmento de reta que, dividindo o ângulo de um triângulo em duas partes iguais, une o vértice desse ângulo ao lado oposto.
Bissetriz é a semi-reta que divide um ângulo do triângulo em duas partes iguais. Mediatriz é a reta perpendicular a um lado do triângulo passando pelo seu ponto médio.
A mediatriz é uma reta que fica posicionada de forma perpendicular a um segmento de reta e passa pelo ponto médio deste segmento, ou seja, cortando-o exatamente ao meio.