Diamagnético refere-se à capacidade de um material criar um campo magnético oposto quando exposto a um forte. O efeito é criado por uma mudança na órbita dos elétrons, que gera pequenas correntes para se opor ao magnetismo de fontes externas.
São substâncias diamagnéticas: o bismuto, o cobre, a prata, o chumbo etc. As substâncias que compõem esse grupo apresentam características bem diferentes dos materiais paramagnéticos e diamagnéticos. Esses materiais imantam-se fortemente se colocados na presença de um campo magnético.
Se as sub-camadas de elétrons estiverem completamente preenchidas com elétrons, o material será diamagnético porque os campos magnéticos se cancelam. Se as sub camadas de elétrons estiverem incompletamente preenchidas, haverá um momento magnético e o material será paramagnético.
O diamagnetismo e o paramagnetismo são as respostas ditas fracas à aplicação de um campo magnético externo ao material. Normalmente, seus efeitos são tão pequenos que somente podem ser observados com o auxílio de equipamentos muito sensíveis. O magnetismo em geral é um efeito genuinamente quântico.
Um material diamagnético é repelido por um campo magnético externo (são repelidos por um ímã) ... O momento magnético de cada átomo é igual a zero. Quando colocada em um campo magnético externo, uma substância diamagnética é fracamente magnetizada, porém na direção oposta à do campo.
A força magnética do imã atua sobre certos metais como o ferro, o níquel e o cobalto, isto é, sobre os materiais denominados ferromagnéticos. Nem todos os metais são ferromagnéticos. Os metais das medalhas olímpicas, por exemplo, o ouro, a prata e o cobre não são atraídos pelos imãs.
Diamagnéticos: São materiais que, se colocados na presença de um campo magnético externo, estabelecem em seus átomos um campo magnético em sentido contrário ao que foi submetido, mas que desaparece assim que o campo externo é removido. Em razão desse comportamento, esse tipo de material não é atraído por imãs.
Nos materiais paramagnéticos quando se introduzem em um campo magnético se induz outro campo interior que trata de anular o exterior, portanto o sentido é contrário. Nos materiais diamagnéticos o campo que se induz tem o mesmo sentido que o exterior, portanto criam-se forças de repulsão.
O paramagnetismo consiste na tendência que os dipolos magnéticos atômicos têm de se alinharem paralelamente com um campo magnético externo. ... Em átomos sem dipolo magnético, um momento magnético pode ser induzido em uma direção anti-pararela a um campo aplicado, este efeito é chamado de diamagnetismo.
Exemplo: ferro, níquel, aço, etc. substâncias não-magnéticas são substâncias que não permitem que seus ímãs elementares sejam ordenados, não sofrem interação. Exemplo: plástico, madeira, vidro, etc.
A bússola é, simplesmente, um ímã permanente em forma de agulha, suspenso no seu centro de gravidade e que pode girar livremente sobre um eixo para indicar a direção geográfica norte-sul. O lado da agulha que aponta para o norte geográfico convencionou-se chamar de norte magnético.
Imantação é o processo de magnetização de um material que não apresenta características de ímã. Após ser imantado, o material transforma-se temporariamente em um ímã. Os materiais ferromagnéticos são aqueles sensíveis à presença de campo magnético e podem ser facilmente imantados.
A imantação por indução ocorre quando um material fica exposto ao campo magnético de um ímã permanente por um determinado tempo a ponto de ser magnetizado. Alfinetes deixados em contato com um ímã permanente adquirem a capacidade de se atrair mutuamente, pois o tempo de exposição ao ímã torna-os magnetizados.
Significado de imantar Comunicar a um corpo a propriedade do ímã; magnetizar.