Molecularidade em química é o número de entidades moleculares colidindo que estão envolvidas em uma única etapa de reação. Uma reação envolvendo uma entidade molecular é chamada unimolecular. ... Uma reação envolvendo duas entidades moleculares é chamada bimolecular.
Quando a ordem de uma reação coincidir com a sua estequiometria, dizemos que esta é uma reação elementar e podemos supor que ocorre conforme a equação que a representa. Caso contrário, temos que propor um mecanismo que equivalha à ordem de reação observada experimentalmente e, assim, temos as reações não-elementares.
Pode ser definida também como o número mínimo de moléculas que precisam colidir para que a reação ocorra.
Os expoentes (ordens) são determinados experimentalmente. Eles não estão simplesmente relacionados com a estequiometria. Uma reação é de ordem zero em um reagente se a variação da concentração daquele reagente não produz nenhum efeito. Uma reação é de primeira ordem se, ao dobrarmos a concentração, a velocidade dobrar.
A ordem da reação em relação a um reagente indica a dependência que existe entre a concentração desse reagente e a velocidade da reação global. A ordem de uma reação química é a relação matemática que existe entre a taxa de desenvolvimento ou velocidade da reação e a concentração em quantidade de matéria dos reagentes.
Na reação sequencial os substratos necessitam se combinar com a enzima antes do início da reação e posteriormente há a liberação dos produtos. O mecanismo das reações sequenciais pode ser ordenado ou aleatório.
- Se for em relação a um determinado reagente, a ordem será igual ao expoente da sua concentração na expressão da lei da velocidade; - Se for a ordem global da reação, ela será obtida por meio da soma dos expoentes na equação da lei da velocidade, também conhecida como lei de ação das massas ou lei de Guldberg-Waage.
A etapa determinante da velocidade A velocidade de reação global é determinada pelas velocidades das etapas até (e incluindo) a etapa elementar mais lenta. A etapa mais lenta em um mecanismo de reação é chamada etapa determinante de velocidade ou etapa limitante de velocidade.
Cinética Química
A taxa de desenvolvimento média da reação é o modulo da taxa de desenvolvimento de consumo de um dos reagentes, ou da taxa de desenvolvimento da formação de produtos, dividido pelo respectivo coeficiente da substância na equação da reação corretamente balanceada.
Os principais fatores que alteram a velocidade das reações são a superfície de contato, a temperatura, a concentração dos reagentes e o uso de catalisadores.
São quatro os fatores que influenciam essa velocidade: a concentração dos reagentes, a temperatura, a superfície de contato e o catalisador. Quanto maiores forem a concentração dos reagentes, a temperatura e a superfície de contato, maior será a velocidade reacional.
Os fatores que favorecem a ocorrência de uma reação química relacionam-se ao que favorece as colisões, isto é, alta temperatura, alta concentração de reagentes, alta superfície de contato, presença de catalisador e afinidade química entre as substâncias.
As condições para a ocorrência de reações químicas são: contato entre os reagentes, afinidade química, colisões favoráveis e adquirir a energia de ativação. Para que uma reação química ocorra é necessário satisfazer quatro condições básicas, que são: 1.
Evidências da ocorrência de reações químicas
Muitas vezes as reações químicas ocorrem sem que percebamos a primeira vista. Porém, alguns sinais podem ser evidências de que está ocorrendo reação química. Os sinais mais frequentes são mudança de cor, borbulhação (liberação de gás), mudança ou formação de cheiro (odor), liberação de luz ou calor, etc.
Tipos de reações químicas