Por ser altamente nutritiva, a bertalha ajuda a promover o fortalecimento do sistema imunológico. A princípio, entre suas propriedades é possível encontrar: vitamina A, B2, B5, B6, C, ferro, fósforo, cálcio, potássio, fibras, proteínas, cobre, manganês, zinco e magnésio.
Existem dois gêneros principais de bertalha. A Anredera e a Basella. Saiba desde já: todas as partes são comestíveis, porque o gênero Basellaceae quase não produz substâncias tóxicas para humanos. O gênero Anredera é nativo da América do Sul, e inclui a Anredera cordifolia, principalmente.
CUIDADOS Tanto a calagem quanto a adubação devem ser realizadas segundo o resultado da análise de solo. Se for necessário, corrija a acidez do solo com antecedência, ajustando o pH entre 5,5 e 6,5. No plantio, opte pelo adubo fosfatado e parte do adubo nitrogenado e potássico, além da adubação orgânica.
Como plantar bertalha
Propriedades medicinais da bertalha Usam-se as folhas refogadas ou cozidas, em sopa e, se faz a infusão das raízes. Também consta, aqui o uso dos frutos macerados em vinho.
Pode ser consumida crua, cortada em pedaços bem finos para compor saladas, refogada em azeite e alho ou utilizada em preparações diversas, como tortas e outros pratos salgados. A vida útil da verdura é de três a cinco dias em temperatura ambiente. Para conservá-la por mais tempo, é recomendado mantê-la refrigerada.
Jogamos fora os talos que podemos e devemos comer. A chef Claudia Girelli costuma aproveitar os talos de espinafre, bertalha, couve ou brócolis em refogados. ... É só cortar os talos bem fininho e usar em qualquer refogado. Você pode misturar no feijão, no arroz, no molho de tomates, que não vai modificar o sabor.
Bertalha é uma verdura também chamada de espinafre-indiano A verdura é rica em vitaminas, minerais, antioxidantes e é saborosa.
Confira, a seguir, as vantagens de consumir o espinafre.
A bertalha é propagada normalmente através de sementes, mas também pode ser propagada usando pedaços de ramos, que enraízam facilmente quando plantados em solo úmido. As sementes podem ser semeadas diretamente no local definitivo, a uma profundidade de 0,5 cm.
Posicione o vaso em um local com luz indireta ou luz solar filtrada até que as raízes se estabelecem, altura em que deve colocar o vaso num local com luz solar direta, com 6 a 8 horas de luz diárias. Mantenha o solo ligeiramente úmido até observar o crescimento da planta.
Semeie diretamente no local definitivo da horta ou semeie em sementeiras, pequenos vasos ou outros recipientes e transplante quando as mudas tiverem quatro folhas verdadeiras. As sementes podem ficar até 1 cm de profundidade no solo e geralmente levam uma ou duas semanas para germinarem em condições adequadas.
COLHEITA DE ESPINAFRE Corte primeiro as folhas externas mais velhas. Permita que as folhas jovens restantes cresçam até a maturidade. Se você colher todas as folhas de uma planta, corte as folhas 3 polegadas acima do solo; novas folhas crescerão para uma segunda colheita.
120 dias
Clima - Regiões com temperaturas entre 18 e 24 graus são ideais para cultivar espinafre. Se o clima for mais quente, o plantio é preferencialmente feito entre março e julho. O excesso de calor prejudica o crescimento da hortaliça e facilita o florescimento precoce.
Com a temperatura e o solo apropriados, a semente demora de 12 a 20 dias para germinar, diz D. G. Hessayon em “The New Vegetable & Herb Expert.” O espinafre, especialmente o de folha verde, também pode crescer em vasos preenchidos com fertilizante ou composto.
Ao escolher o local para plantio, opte por lugares com a incidência de luz solar direta ou naqueles que contenham sombra parcial durante o dia. 5. Em regiões de clima quente, é necessário que o espinafre seja plantado em locais nos quais, durante as horas mais quentes do dia, ele fique sob sombra.
Espinafre: evite o consumo das folhas cruas Assim, o consumo em excesso de espinafre pode levar a cálculos renais, artrite, reumatismo e gota, além de deficiência de cálcio e ferro por interferência na absorção destes minerais.
Para comer cru, no preparo de saladas ou suco verde, substitua o espinafre cru pela couve-manteiga. Outros bons substitutos são a rúcula e o agrião.
“Tudo bem cozinhar o espinafre no vapor ou salteá-lo rapidamente”, ensina. “Até porque o vegetal cru tem oxalato, que prejudica o aproveitamento de nutrientes”, ensina.
Espinafre apresenta também um nível considerável de oxalato. Quando oxalatos tornam-se excessivamente concentrados em fluídos corporais, eles podem se cristalizar e causar cálculos nos rins e vesícula. Pessoas com litíase devem evitar o seu consumo.
O espinafre, assim como outros vegetais, pode ser aproveitado em sua integralidade. As pessoas, por não saberem utilizar ou por falta de hábito, acabam descartando os talos, mas eles são tão nutritivos ou mais do que as folhas. ... No caso do brócolis, as folhas e os caules são ótimas fontes de cálcio e magnésio.
A maioria das receitas pede por folhas de espinafre... Mas e o talo? O truque é picar fininho, fazer um refogado, juntar uns ovos e está garantido a refeição! Afinal, na cozinha saudável não há espaço para desperdício.
Rico em antioxidantes “Beber suco de espinafre é uma ótima maneira de aumentar a ingestão de antioxidantes”, diz a especialista. Ela lembra que os antioxidantes neutralizam as moléculas instáveis chamadas radicais livres, protegendo contra o estresse oxidativo e doenças crônicas.
Com os talos de espinafre prepare ovos mexidos. Não vai usar agora? Eles podem ser congelados: é só picar e colocar em sacos plásticos com fechamento hermético. Normalmente, a gente separa só as folhas do coentro.
Folhas (como espinafre e couve), salsão picado e cenoura ralada, mandioca em toletes e abóbora em cubos. Como usar: Via de regra, você não vai usar esses alimentos crus. Eles ficam com textura molenga depois de serem congelados e descongelados – devem ser refogados ou cozidos.
Reserve as folhas em sacos de congelamento. Você pode então selecionar as porções que deseja consumir da folha futuramente e colocá-las em sacos. Ao fazer isso tente tirar o máximo de ar quanto for possível de dentro dos saquinhos antes de colocar no congelador.
Conservar o espinafre Antes de levar à geladeira, coloque a verdura em sacos de plástico perfurados. Como tem uma durabilidade muito baixa, o espinafre só pode ser conservado em temperatura ambiente de um dia para o outro se for mergulhado em um recipiente com água (em um local fresco).
como congelar O ideal é comprar o maço e logo usar, mas se estiver perdendo na geladeira, as folhas podem ser congeladas já lavadas, secas e inteiras – elas vão do congelador direto para a panela. Os talos também podem ser congelados já fatiados para refogar.
Conservação: Para isso, basta colocar as hortaliças folhosas com a parte inferior dentro de uma vasilha com água, realizando a troca da água, a cada seis horas, até o consumo.