Os processos ágeis promovem desenvolvimento sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de manter um ritmo constante indefinidamente. Contínua atenção à excelência técnica e bom design aumenta a agilidade.
A metodologia ágil é um modelo e uma filosofia que propõe alternativas à gestão de projetos tradicional e tem a função de aprimorar o processo de desenvolvimento de um produto ou serviço. O objetivo final é fazer entregas com rapidez e com maior frequência, conforme surgem as necessidades do cliente.
Algumas metodologias ágeis são: Scrum; Feature Driven-Development (FDD) e Scaled Agile Framework (SAFe). ... Em oposição aos modelos tradicionais, as metodologias ágeis propõem ciclos de desenvolvimento curtos, com entregas bem definidas e foco na melhoria contínua dos processos e alinhamento da equipe.
Os valores têm como objetivo determinar o que deve ser priorizado na aplicação da metodologia:
Gestão ágil: 3 dicas para sua equipe entregar mais
Passo a Passo da Implementação do Método Ágil
Passo a passo para criar uma cultura organizacional
Cada método ágil existente hoje carrega consigo os valores e princípios arraigados no Manifesto Ágil, métodos como Scrum, Kanban e XP os trazem, por isso são denominados ágeis.
As metodologias ágeis mais utilizadas
Por exemplo, o planejamento da metodologia ágil é de forma iterativa e incremental enquanto a da tradicional planeja com muita antecedência como será cada etapa do projeto. Dentro desta metodologia o mais utilizado e que provavelmente você já ouviu falar é o Scrum.
Valores
O SCRUM é para organizar uma equipe para desenvolver um software em 2 a 4 semanas. E agil é para resolver um problema o mais rápido possível. ... O Scrum é um framework ágil e sua principal característica é trabalhar com time-boxes: caixas de tempo cujo tamanho, uma vez definido, não muda durante a Sprint atual.
Scrum” é uma discussão sobre duas estratégias diferentes para implementar um desenvolvimento ágil ou sistema de gestão de projetos. As metodologias Kanban são contínuas e mais fluidas, enquanto o Scrum é baseado em sprints de trabalho curtos e estruturados”.
O Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado. Metodologias ágeis de desenvolvimento de software são iterativas, ou seja, o trabalho é dividido em iterações, que são chamadas de Sprints no caso do Scrum.
Os três pilares do Scrum são a transparência, inspeção e adaptação, os quais detalho melhor a seguir.
Reuniões presentes no SCRUM
O que são os três papéis do scrum? O Scrum tem três papéis: proprietário do produto, mestre do Scrum e membros da equipe de desenvolvimento.
Agora vejamos as etapas do processo:
Scrum é uma estrutura para gerenciamento de projeto de maneira ágil. Ela foi criada principalmente para projetos de desenvolvimento de software, cujo objetivo é disponibilizar novos recursos de software a cada 2 a 4 semanas.
Sendo assim, algumas pessoas ora vão ser galinhas, ora vão ser porcos, e desde que todos se respeitem, o projeto se desenrola sem maiores problemas de papéis. Papéis estes que são apenas três no Scrum: Scrum Master, Product Owner e Time de Desenvolvimento.
Ele é responsável por fazer o processo correr bem removendo os obstáculos que atrapalham a produtividade da equipe, organizando e facilitando as reuniões. As responsabilidades do Scrum Master incluem: Remover as barreiras entre a equipe e o Product Owner. ... Melhorar a produtividade da equipe da forma que for possível.
Scrum. Esse nome tem sua origem em uma jogada do Rúgbi, na qual o time se movimenta em bloco em direção ao objetivo. Trazendo para a nossa realidade, é uma estrutura para organizar e gerenciar as ações do seu projeto, altamente adaptada para cenários complexos e inicialmente utilizada em TI.
O framework Scrum consiste nos times do Scrum associadas a papéis, eventos, artefatos e regras. Cada componente dentro do framework serve a um propósito específico e é essencial para o uso e sucesso do Scrum. As regras do Scrum integram os eventos, papéis e artefatos, administrando as relações e interações entre eles.
Scrum é um framework para desenvolver e manter produtos complexos. Este guia contém a definição do Scrum. Esta definição consiste em papéis, eventos, artefatos e as regras do Scrum que unem os demais e os mantém integrados. ... Juntos, eles apoiam o Guia do Scrum.
Em frameworks como o Scrum e o Kanban, as equipes devem estimar o tamanho que é igual a quantidade de trabalho aos quais a equipe se comprometeu a fazer. Somando o tamanho de cada cartão concluído ao final de cada Sprint, o resultado será a estimativa de velocidade, frisa Kniberg (2009).
Sprint review meeting
Times Scrum são auto-organizáveis e multifuncionais. ... Times multifuncionais possuem todas as competências necessárias para completar o trabalho sem depender de outros que não fazem parte da equipe. O modelo de time no Scrum é projetado para aperfeiçoar a flexibilidade, criatividade e produtividade.
O Time de Desenvolvimento deve ter um tamanho mínimo de três pessoas para que ele seja minimamente multidisciplinar e não tenhamos dependências externas que nos impossibilite de entregar o incremento do produto. Também não deve ser superior a nove pessoas, pois o custo de coordenar times grandes é muito alto.