Pneumotórax é a presença de ar entre as duas camadas da pleura (membrana fina, transparente, de duas camadas que reveste os pulmões e o interior da parede torácica), resultando em colapso parcial ou total do pulmão. Os sintomas incluem dificuldade respiratória e dor torácica.
O diagnóstico do pneumotórax é baseado na história e exame físico, e confirmado com a utilização de métodos de imagem. O pneumotórax espontâneo geralmente ocorre com o paciente em repouso, raramente durante exercício. Dor torácica e dispnéia são os sintomas mais freqüentes.
Você vai precisar fazer drenagem Após uma cirurgia, normalmente, há retenção de líquidos. Por isso, a drenagem linfática é necessária. Ela ajuda nessa eliminação, melhora a circulação sanguínea e alivia as dores pós-cirúrgicas.
Os movimentos mais intensos devem ser evitados no tronco e membros superiores por até dois meses depois da cirurgia. Portanto, a mulher pode ter relações sexuais depois do período de 15 dias, desde que seguindo as recomendações médicas e tendo cuidado com os movimentos realizados.
Normalmente depois de 14 dias a paciente já esta liberada para voltar a andar normalmente. Porém recomendo seguir as recomendações do seu cirurgião. Solicitamos a paciente que ande curvada e que vá ficando cada dia mais ereta até que com 2 semanas ande normalmente.