Numa transmissão dominante, uma criança afectada normalmente tem um dos progenitores com o mesmo problema. Quando o progenitor é portador do gene da doença, existe um risco na ordem dos 50% de cada descendente herdar o gene e apresentar manifestações do problema, embora possa não ser evidente no momento do nascimento.
Herança autossômica monogênica dominanteÉ uma herança com padrão vertical, isto é, a característica passa deuma geração para outra verticalmente. Principais características:• Afeta igualmente homens e mulheres e podem transmitir o carátercom igual probabilidade.
A polidactilia (do grego, polys = muitos; daktylus = dedos) é uma anomalia genética causada pela manifestação de um alelo autossômico dominante com penetrância incompleta, consistindo na alteração quantitativa anormal dos dedos das mãos (quirodáctilos) ou dos pés (pododáctilos).
A polidactilia é uma deformidade que acontece quando nasce um ou mais dedos extras na mão ou no pé e pode ser causada por modificações genéticas hereditárias, ou seja, os genes responsáveis por essa alteração podem ser transmitidos de pais para filhos.
A polidactilia ou polidatilia (do grego πολύς, "muitos" e δάκτυλος "dedo") é uma anomalia causada pela manifestação de um alelo autossômico variável,dominante com expressividade consistindo na alteração quantitativa anormal dos dedos da mão (quirodáctilos) ou dos dedos do pé (pododáctilos).
É correto afirmar que a polidactilia é um tipo de herança: a) Autossômica recessiva.
A junção ou fusão entre dois dedos ou artelhos é chamada de “sindactilia”; pode ocorrer tanto em partes moles, acometer articulações, ligamentos e ossos.
As lesões congênitas mais frequentes são a sindactilia, quando dois ou mais dedos estão unidos, e a polidactilia, quando a criança tem um número extra de dedos.
Custa em média 8.