São chamados músculos biarticulares aqueles que atuam em duas articulações. Os isquios tibiais, o reto femoral e o gastrocnemio são exemplos de músculos biarticulares. Abaixo segue uma representação simplificada dos músculos biarticulares do quadril e joelho.
São estruturas individualizadas que cruzam uma ou mais articulações e pela sua contração são capazes de transmitir-lhes movimento. Este é efetuado por células especializadas denominadas fibras musculares, cuja energia latente é, ou pode ser, controlada pelo sistema nervoso.
Músculos - Ossos, músculos, tendões e ligamentos movimentam o corpo. A grande maioria dos animais se locomovem, em geral para capturar seu alimento, para acasalar ou para fugir de situações que coloquem suas vidas em risco.
Esses músculos ligam-se aos ossos por meio de tendões. Quando um músculo se movimenta, ele se contrai e puxa o osso ao qual está ligado, mas para que ocorra o movimento, o outro músculo também precisa se contrair para o lado contrário.
Ligamentos. Os ligamentos são tecidos fibrosos que tem a função de ligar, conectar um osso ao outro, uma vez que reforçam a estabilização das articulações e auxiliam nos movimentos. Diferem dos tendões na medida em que estes conectam os músculos aos ossos e os ligamentos unem os ossos aos outros ossos.
Os tendões estabelecem a ligação entre músculos e ossos e transferem a força para o esqueleto. São compostos por fibras de tecido conjuntivo de colagénio, as quais têm pregas quando não estão em esforço e permitem um amortecimento da transferência de força para os ossos.
Resposta: Olá! São as articulações ou juntas. Desta forma, cada osso apresenta um ponto de fixação sobre o outro osso, o que permite que o esqueleto seja formado e integrado.
As articulações nas quais o elemento que se interpõe às peças que se articulam é o tecido conjuntivo fibroso são ditas fibrosas (ou sinartroses).
Em uma sindesmose, existe uma distância maior entre as faces articulares e mais tecido fibroso do que em uma sutura. Esse tipo de articulação é parcialmente móvel e, portanto, é classificada como anfiartrose.
As suturas são aquelas articulações encontradas nos ossos do crânio. Já a sindesmose é aquela encontrada entre a tíbia e a fíbula. - Articulação cartilaginosa – Também chamada de anfiartrose ou articulação semimóvel, ela apresenta tecido cartilaginoso entre os ossos, que pode ser do tipo hialino ou fibroso.
Resposta. Resposta: Suturas cranianas, são articulações fibrosas que fazem os ossos do crânio se conectarem.
O crânio do recém-nascido possui quatro fontanelas, a fontanela anterior ou bregmática, a fontanela posterior ou lambdóidea e as fontanelas mastóidea e a esfenoidal.
O fechamento da fontanela anterior é muito variável e ocorre entre 8 e 18 meses de idade. A fontanela posterior (lambdoide) nem sempre pode ser palpada no recém nascido. Tem em média 1 cm e seu fechamento ocorre no primeiro mês de vida.
As fontanelas normalmente devem estar firmes e ligeiramente côncavas ao tato. Antes de a criança completar dois anos, as fontanelas se fecham porque os ossos se aproximam e o espaço intermediário se torna ósseo. A fontanela anterior se fecha por volta de nove a 12 meses e a posterior fecha-se entre dois e três meses.
O fechamento da fontanela ocorre em média no segundo semestre de vida, mas variações deste processo não indicam que há alguma coisa errada. Nos limites, a fontanela pode estar aberta até o segundo ano de vida ou pode mesmo já estar fechada ao nascimento, sem que isso represente um problema de saúde para a criança.
Os problemas que a cranioestenose trazem são todos ligados a essa expansão cerebral, como a fontanela fecha antes do tempo, precocemente esse espaço para o cérebro do bebê crescer fica restrito e então ele pode ter alguns problemas neurológicos com o desenvolvimento normal do cérebro.