A Questão Christie foi um impasse diplomático ocorrido entre o Império do Brasil e o Reino Unido entre os anos de 1862 e 1865. As relações entre Brasil e Inglaterra foram bastante conturbadas ao longo do século XIX. ... Mas não só a querela em torno da escravidão foi motivo para conflitos entre Brasil e Inglaterra.
Como a primeira razão é suficientemente clara, vamos explicar a segunda: a Inglaterra era já nesta época uma nação industrializada, que precisava vender seus bens de consumo excedentes para outros países, e os escravos, que não recebiam salários, não poderiam comprar estes produtos, de modo que passaram a defender o ...
Qual seria o motivo do interesse inglês em defender o fim do tráfico e da escravidão? ... O açúcar do Brasil, beneficiado pela manutenção do tráfico e pelo uso da mão-de-obra escrava, obteria preços mais baixos no comércio internacional e as colônias inglesas seriam prejudicadas.
Resposta. Porque eles já tinham uma economia baseada no capitalismo e por isso eles precisavam de mercado para escoar seus produtos. E como os escravos não recebiam salário, também não podiam comprar.
É direta a relação entre os ingleses e o fim da escravidão no Brasil, visto que a Coroa Britânica passou a defender a proibição do tráfico negreiro e a pressionar outros países pelo mundo com o objetivo de abolir a escravidão.
A Revolução Industrial iniciada na segunda metade do século XVIII na Inglaterra já passava a modificar os parâmetros sociais e econômicos e, por isso, a abolição da escravidão – tanto pela Inglaterra como pelas demais nações do mundo – está diretamente relacionada ao processo de industrialização.
O primeiro passo para a abolição da escravidão em nosso país deu-se com a proibição do tráfico por meio da Lei Eusébio de Queirós, em 1850. Essa lei foi aprovada como forma de evitar um conflito com a Inglaterra — país que pressionava o Brasil, havia décadas, pelo fim do tráfico negreiro.
Em 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel sancionou a Lei Áurea que aboliu oficialmente o trabalho escravo no Brasil.