O substantivo comum é um tipo de substantivo que dá nome aos seres da mesma espécie (pessoas, animais, plantas, frutas, objetos, lugares, fenômenos) de forma genérica. Esses termos são sempre grafados com letra minúscula, por exemplo: pessoa, gente, criança, cidade, país.
"Jornal" é substantivo comum. Brasil é substantivo próprio. "Jornal do Brasil" é um nome próprio.
Os substantivos possuem a seguinte classificação: comum ou próprio, concreto ou abstrato, primitivo ou derivado, simples ou composto e, por fim, coletivo.
Os substantivos coletivos podem referir-se especificamente a um grupo de seres, como boiada (bois), arvoredo (árvores), ramalhete (flores) etc., ou a diferentes espécies de seres, como bando (aves, crianças, bandidos), manada (bois, cavalos, elefantes), cacho (cabelos, bananas, uvas) etc.
Os adjetivos concordam com o substantivo a que se referem (masculino e feminino). De forma semelhante aos substantivos, classificam-se em: Biformes - têm duas formas, sendo uma para o masculino e outra para o feminino. ... Se o adjetivo é composto e biforme, ele flexiona no feminino somente o último elemento.
Flexão de grau Os substantivos podem flexionar em grau de apenas duas maneiras: aumentativo e diminutivo. Esses graus podem ser formados por meio de dois processos: sintético e analítico. No caso da formação sintética, há acréscimo de sufixo: bebê — bebezão (aumentativo) — bebezinho (diminutivo).