substantivo masculino Designação comum dada aos moinhos de vento. Bandeirinha, normalmente confeccionada em ferro ou lata, colocada numa haste, no alto dos edifícios, para apontar a direção dos ventos que a movem; grimpa.
1-Corte um quadrado de papel de 20cm x20cm e trace duas diagonais com uma régua. 2-Faça 4 cortes de 8,5cm no papel, começando a cortar pelas pontas. 3-Cole uma ponta do papel no centro do papel com cola quente e em seguida cole as outras 3 pontas para que o papel fique com forma de cata-vento. Use pouca cola.
Marcando o centro do catavento Abra o molde e coloque-o sobre o quadrado de EVA de forma que as bordas coincidam perfeitamente e marque o centro, furando papel e EVA com a ponta do palito. Usando esse furinho como guia, abra um buraco maior com o furador para couro, girando-o sobre o EVA até cortar.
Significado de Biruta adjetivo Que é amalucado ou facilmente manipulado.
O direcionador de vento, popularmente conhecido como Biruta, é um equipamento de extrema importância no que diz respeito ao item segurança; ao contrário do que muitos pensam, não se trata apenas de segurança em Aeroportos ou Heliportos, quando orienta a decolagem e a aterrissagem de aviões, helicópteros, Balões e ...
Esse pelo menos é o seu uso mais comum, porém a biruta também tem utilidade dentro da área de segurança: elas podem facilitar a ação de equipes de brigadas de incêndio ao indicar o sentido de propagação da chama e também indicar possíveis áreas de contaminação envolvendo produtos químicos em caso de acidentes.
As medidas básicas do vento referem-se à sua direção e velocidade. Dentre os instrumentos de medição do vento citaremos três que são bastante empregados: Catavento tipo Wild, anemômetro de canecas e anemógrafo universal.
Wind direction indicator (WDI), também denominado windsock, indicador de direção do vento, indicador visual de condições de vento, biruta ou manga de vento é um mecanismo capaz de sinalizar o sentido de deslocamento do vento.
anemômetros
Anemômetros
Vento forte: o vento desenvolve uma velocidade grande e por isso tem capacidade de mover os galhos mais fortes das árvores, provocando às vezes o rompimento dos mesmos. Nessa classificação os ventos podem atingir velocidades que variam de 36 a 44 quilômetros por hora.
ESCALA DA FORÇA DOS VENTOS DE BEAUFORT
Os ventos precisam ter mais de 119 km/h para uma tempestade ser considerada um furacão. Giram no sentido horário (no hemisfério Sul) ou anti-horário (no hemisfério Norte) e medem de 200 km a 400 km de diâmetro. ... Com alto poder de destruição, atinge até 490 km/h de velocidade no centro do cone.