A energia nuclear, também chamada atômica, é obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia. A energia nuclear mantém unidas as partículas do núcleo de um átomo. A divisão desse núcleo em duas partes provoca a liberação de grande quantidade de energia.
As aplicações da Física Nuclear vão desde ciência dos materiais até energia nuclear, passando por diagnóstico e tratamento em medicina nuclear, análise de obras de arte e de artefatos arqueológicos, climatologia, geologia, agricultura e eletrônica.
A física nuclear é uma área de pesquisa com grande relevância para a compreensão das leis da natureza. Tem como objetivos estudar a estrutura dos núcleos atômicos, bem como os mecanismos de reações nucleares.
Atualmente existe apenas uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC que oferece o curso de graduação em Engenharia Nuclear: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
R$ 7.
O EAD funciona de uma forma prática e simples. A maior parte do curso acontece com auxílio da internet, em um ambiente virtual de aprendizagem, chamado AVA. É nesta sala de aula virtual que o aluno assiste as aulas em vídeo, acessa os conteúdos em texto, realiza as tarefas e exercícios.
Esse costuma ser o período mínimo necessário para compreender o conteúdo, resolver exercícios e solucionar dúvidas que possam surgir durante o estudo. Sendo assim, o aluno deve dedicar pelo menos 1 hora e meia diárias aos estudos.