Entende-se por subjetivo aquele texto que expressa a visão pessoal do autor a respeito de algum assunto. Assim, o autor recorre, por exemplo, às metáforas, às metonímias ou a qualquer outro tipo de linguagem figurada para expor suas idéias.
A subjetividade, portanto, é constituída por fatores internos e externos, na qual a forma de o indivíduo se perceber está relacionada com o modo como os homens estabelecem as relações sociais em um contexto específico, decorrente de condições histórico-sociais.
O surgimento do domínio da subjetividade está vinculado à proliferação do discurso sobre a sexualidade a partir do século XVI, concomitante à intensificação da prática da confissão. ... Todos esses discursos têm a proposta de examinar o sujeito, produzindo um novo campo discursivo a ser explorado.
Este conceito nasce no campo da filosofia do conhecimento migrando no final do século XIX para a psicanálise, de onde passa para os domínios da psicologia ganhando um tratamento histórico, social e político no final do século XX, apontando, a partir de então, para uma problematização dos processos de singularização ...
Para que exista um interesse em conhecer cientificamente o "psicológico" é necessário uma experiência muito clara da subjetividade privatizada e também da crise dessa subjetividade. ... O renascimento foi um período muito rico em variedade de formas e experiências e de produção intensa de conhecimento.
A dimensão subjetiva dos direitos fundamentais se resume na faculdade de um sujeito de exigir uma ação ou uma abstenção do Estado ou de outro indivíduo.
Dimensão objetiva. Como “dimensão objetiva” entende-se a dimensão dos direitos fundamentais cuja compreensão prescinde de seus próprios titulares, vale dizer, dos sujeitos de direito. Os direitos fundamentais integram a essência do Estado democrático, operando como limite do poder e como diretriz para a ação estatal.
A noção de dimensão subjetiva permite trabalhar com os fenômenos sociais na mesma perspectiva apontada acima. Ou seja, é possível reconhecer nos fenômenos sociais a presença de sujeitos e subjetividades, constituídas dialeticamente na relação com a objetividade social.