EQST

O Que Subjetividade Na Lngua Portuguesa?

O que é subjetividade na língua portuguesa?

Entende-se por subjetivo aquele texto que expressa a visão pessoal do autor a respeito de algum assunto. Assim, o autor recorre, por exemplo, às metáforas, às metonímias ou a qualquer outro tipo de linguagem figurada para expor suas idéias.

Como se forma a subjetividade?

A subjetividade, portanto, é constituída por fatores internos e externos, na qual a forma de o indivíduo se perceber está relacionada com o modo como os homens estabelecem as relações sociais em um contexto específico, decorrente de condições histórico-sociais.

Como surgiu a subjetividade?

O surgimento do domínio da subjetividade está vinculado à proliferação do discurso sobre a sexualidade a partir do século XVI, concomitante à intensificação da prática da confissão. ... Todos esses discursos têm a proposta de examinar o sujeito, produzindo um novo campo discursivo a ser explorado.

Qual área do conhecimento foi responsável pelas primeiras noções sobre a subjetividade?

Este conceito nasce no campo da filosofia do conhecimento migrando no final do século XIX para a psicanálise, de onde passa para os domínios da psicologia ganhando um tratamento histórico, social e político no final do século XX, apontando, a partir de então, para uma problematização dos processos de singularização ...

Qual é a relação entre a experiência da subjetividade privatizada e a psicologia como ciência?

Para que exista um interesse em conhecer cientificamente o "psicológico" é necessário uma experiência muito clara da subjetividade privatizada e também da crise dessa subjetividade. ... O renascimento foi um período muito rico em variedade de formas e experiências e de produção intensa de conhecimento.

O que significa dimensão subjetiva?

A dimensão subjetiva dos direitos fundamentais se resume na faculdade de um sujeito de exigir uma ação ou uma abstenção do Estado ou de outro indivíduo.

O que é dimensão objetiva?

Dimensão objetiva. Como “dimensão objetiva” entende-se a dimensão dos direitos fundamentais cuja compreensão prescinde de seus próprios titulares, vale dizer, dos sujeitos de direito. Os direitos fundamentais integram a essência do Estado democrático, operando como limite do poder e como diretriz para a ação estatal.

O que é dimensão subjetiva e dimensão social ou coletiva?

A noção de dimensão subjetiva permite trabalhar com os fenômenos sociais na mesma perspectiva apontada acima. Ou seja, é possível reconhecer nos fenômenos sociais a presença de sujeitos e subjetividades, constituídas dialeticamente na relação com a objetividade social.