1023 átomos (número de Avogadro), podemos simplesmente dividir a massa molar da substância pela constante de Avogadro para descobrir a massa em gramas de um átomo de qualquer elemento químico.
Resposta. A massa molar é a massa em gramas de um mol de entidades elementares – átomos, moléculas, íons, elétrons, outras partículas ou outros grupos específicos de tais partículas.
Encontre gramas a partir de quilogramas.
Para realizar o cálculo da massa atômica de qualquer elemento químico, devemos utilizar o seguinte padrão matemático: 1o: multiplicar o número de massa de cada isótopo pela sua porcentagem; 2o: somar todos os resultados encontrados nas multiplicações do primeiro passo; 3o: dividir a somatória encontrada por 100.
Isso vale tanto para átomos quanto para moléculas. Por exemplo, 1 mol de H2O possui a massa molar igual a 18 g/mol, ou seja, 1 mol tem 18 g. A palavra “mol” pode ser usada tanto para fazer referência ao nome da unidade de quantidade de matéria quanto para o símbolo dessa unidade.
Divida a massa do produto químico adicionado a um dado volume de água pela sua massa molecular para encontrar o número de mols desse produto. Por exemplo, se estiver adicionando 270 g de glicose a um volume de água, então 270 g / 180 g/mol = 1,5 mol.
A massa molar de átomos de um elemento é dada pela massa atômica relativa padrão do elemento multiplicada pela constante de massa molar, 1 × 10−3 kg/mol = 1 g/mol.