Resumo: O termo maturação fisiológica (MF) e usado para definir o estágio de desenvolvimento da planta, além do qual não ocorre mais aumento de matéria seca na semente, que atinge, nesse ponto, seu máximo de ferminação e vigor (Crookston & Hill, 1978).
A maturação biológica pode ser definida como; todas as mudanças morfológicas e fisiológicas que acontecem durante o processo de crescimento devido às transformações físicas, psíquicas e sociais, estabelecendo um elo entre a infância e o final da vida adulta (velhice).
Físico-motora – ganho de peso e altura, capacidade de mover-se e de coordenar os movimentos; Cognitiva – capacidade de raciocinar e pensar; Emocional – capacidade de sentir e de se emocionar; Social – capacidade de se relacionar com os outros.
1) Quais são os fatores determinantes da personalidade? Hereditariedade: características genéticas herdadas pelos pais. A criança já nasce com sua personalidade previamente modelada. Ambiente: Características adquiridas através da cultura, região, família, etc., que determina pessoa recebe no seu período de criação.
O desenvolvimento motor da criança sofre influências de uma série de fatores, especialmente as atividades motoras realizadas na escola, no ambiente familiar e na sociedade, que foram os contextos abordados neste estudo.
PRINCÍPIOS DO DESENVOLVIMENTO MOTOR PRINCÍPIO DA TOTALIDADE Todo comportamento que a criança apresenta é resultado da união de vários aspectos: motores, cognitivos, afetivos e sociais. Por esse princípio devemos observar o aluno como um todo, nas suas relações com o outro, com o ambiente e consigo mesmo.
Neste período, principalmente no primeiro ano de vida, os primeiros marcos motores aparecem com o controle de cabeça, o rolar, o arrastar e mais tarde o sentar, o engatinhar e a marcha no final do primeiro ano.
O desenvolvimento motor humano é compreendido em quatro fases: fase motora reflexiva, fase motora rudimentar, fase motora fundamental e fase motora especializada. A figura abaixo representa as etapas do desenvolvimento motor citadas por Gallahue e Ozmun (2003).
Nesta perspectiva, as habilidades proposta no quadro a seguir não deverão ser tratadas fora de um contexto.