Como sabemos, som direto é o som captado e registrado em sincronia com as imagens em uma realização audiovisual. O vínculo da captação simultânea entre som e imagem determina os procedimentos de trabalho empregado pelo profissional do som direto.
Para a realização de criações sonoras, podemos classificar os efeitos sonoros em dois tipos: Efeitos editoriais - São eventos sonoros que não exigem grande complexidade de obtenção e manipulação, por exemplo: ruídos de rato, buzinas, assovios, etc.
O sonoplasta ou design de sons é responsável por realizar os efeitos sonoros especiais e todo o tratamento do audio, arranjos, escolha de trilhas sonoras e, em muitos casos, atua como locutor em emissoras de rádio e televisão.
Podemos dividir a música em três elementos básicos: melodia, harmonia e ritmo. Podemos dividir a música em três elementos básicos: melodia, harmonia e ritmo.
A linguagem radiofônica deve ser nítida e simples. A concentração do ouvinte é superficial, portanto é preciso evitar a palavra ambígua e o raciocínio complexo. Ser simples é falar (escrever) de um modo fácil, buscando atingir o público heterogêneo.
Tipos de som: ruído, fala, música e silêncio
Sons Culturais: aqueles que são produzidos pelos homens e suas culturas. Os sons fabricados "criados": Como o pandeiro, a viola, o tamborim, o violão, a guitarra, etc...
Gramática. Os fonemas são as menores unidades sonoras das palavras. São classificados em vogal, semivogal e consoante. Os fonemas (do grego: fono = som, voz + ema = unidade distinta) representam as menores unidades sonoras que constituem as palavras.
Em linguística, um fonema é a menor unidade sonora (fonológica) de uma língua. São sons que, articulados e combinados, constituem as sílabas, as palavras e a frase, na comunicação oral. A fonologia é a ciência que estuda as funções dos fonemas na língua.
O fenómeno geral de acrescentar sons a palavras chama-se epêntese. Este termo é normalmente usado para os sons intercalados dentro de palavras (em vez de no início ou no fim). Então os /i/ intercalados entre consoantes são vogais epentéticas.
H (agá) é a oitava letra do alfabeto latino. É a única letra do alfabeto que, em palavras nativas da língua portuguesa, não tem som algum.
Segundo as regras de fonética que conheço, a letra "e" sozinha sem nenhum acento deve ser pronunciada com o som fechado. Muito embora coloquialmente as pessoas façam a leitura como se fosse um i, não encontro nenhum respaldo para que esta pronúncia do "e" por i seja tida como correta.
As vogais e e i. Algumas palavras revelam o som da vogal “i”, quando, na verdade, são grafadas com “e”. ... Um deles restringe-se ao fato de que quando pronunciadas, algumas palavras revelam o som da vogal “i”, quando na verdade são grafadas com “e”, como é o caso de abençoe, mãe, cirurgiães, pães, entre muitas outras.