Os nanofármacos fornecem sistemas inteligentes de entrega de droga (liberação controlada) com biocompatibilidade melhorada, o que permite aumentar a concentração no alvo, direcionando sua ação. Além disso, as moléculas podem ser endocitadas/fagocitadas pela célula alvo.
A primeira vez que se falou em nanotecnologia foi em Dezembro de 1959 pelo físico Richard Feynman que comentou sobre um breve conceito desta tecnologia. ... Atualmente a nanotecnologia é aplicada em mais de 800 produtos.
A nanotecnologia está sendo usada na modernização de diversos setores, ajudando no desenvolvimento de soluções que diminuem o impacto no meio ambiente. Uma de suas aplicações é na criação de películas finas aplicadas em óculos, computadores e janelas, trazendo propriedades de impermeabilidade e antirreflexo.
Muitos países acreditam que no futuro essa tecnologia poderá ajudar a solucionar os desafios enfrentados pela sociedade e nos ajudará a: Encontrar energia limpa e barata. Encontrar e tratar água limpa suficiente para todas as pessoas ao redor do mundo. Melhorar a saúde e aumentar a expectativa de vida do ser humano.
Atualmente, a nanotecnologia está presente em várias áreas de pesquisa, como Física, Química, Eletrônica, Medicina, Ciência da Computação, Biologia e Engenharia, e tem permitido o desenvolvimento de novos materiais e técnicas muito mais eficientes que os já conhecidos.
Richard Phillips Feynman sugeriu a manipulação de átomos em escala nanométrica (um nanômetro equivalente a um bilionésimo de metro) em 1959, durante uma palestra intitulada "Há mais espaços lá embaixo". Naquela época, o americano analisava a produção de componentes eletrônicos nas menores dimensões imagináveis.
Curso Engenharia em Nanotecnologia A UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), UFRJ (Universidade Feral do Rio de Janeiro), PUC - PR, PUC - RJ e o Unibh (Centro Universitário de Belo Horizonte) são as principais faculdades de Nanotecnologia no Brasil.
As aplicações da nanotecnologia estão presentes em chips de computador, em cosméticos, na indústria médico-hospitalar, no desenvolvimento de alimentos, ente outras. “O Brasil não pode ficar sem inovação. Com a nanotecnologia a gente cria inovação e muda a vida das pessoas.
Alguns exemplos de suas aplicações são:
Conforme os avanços de pesquisa da nanociência, a nanotecnologia abre caminho para um estilo de vida mais simplificado, através de dispositivos que, com ajuda da indústria 4.
Os nanomateriais têm inúmeras aplicações em processos químicos, tanto na área da reação química (catalisadores nanoestruturados) como em processos de separação (membranas estruturadas em nanoescala).
A relação entre a engenharia química e os nanomateriais acontece em primeiro lugar no próprio processo de fabrico desses materiais, onde o engenheiro químico, com uma sólida formação em engenharia de processo, tem naturalmente um importante contributo a dar.
No ramo da nanotecnologia, a física - auxiliada por outras ciências - possibilitou a criação de elementos e dispositivos cada vez mais eficientes, menores e capazes de realizar muito mais atividades como, por exemplo, os aparelhos de MP3 e os celulares cada vez mais desenvolvidos, bem como a evolução dos meios de ...
No último episódio do Nerdologia o Átila Iamarino conta sobre o desenvolvimento da nanotecnologia e em como isso é importante para diminuir nossa dependência de elementos químicos caros e/ou raros – como por exemplo, neodímio, disprósio, praseodímio, ítrio, térbio, antimônio, selênio, ouro e índio.
Para se manipular a matéria em dimensões tão pequenas, é necessário instrumentos que permitam a observação de átomos. Uma das formas de se fazer isso é através de microscopia de sonda de varredura.
Nanotecnologia é o entendimento e controle da matéria em nanoescala, em escala atômica e molecular. Ela atua no desenvolvimento de materiais e componentes para diversas áreas de pesquisa como medicina, eletrônica, ciências, ciência da computação e engenharia dos materiais.
Outra desvantagem da nanotecnologia é que o seu uso militar pode causar grandes catástrofes. Como a exemplo das armas nucleares, as armas com nanotecnologia, em tese, seriam capazes de destruir nações em pouco tempo, com a diferença que não destruíram as cidades, mas assassinariam as pessoas.
Mas o que é exatamente a nanotecnologia na saúde? Podemos definir como uma prática da medicina moderna que envolve a manipulação da matéria em níveis moleculares ou atômicos.
Riscos da Nanotecnologia Opressão económica gerada por uma escalada artificial dos preços. Risco pessoal se criminosos ou terroristas chegarem a usar a nanotecnologia molecular. Risco pessoal ou social por restricões abusivas. Mal-estar social perante os novos produtos ou formas de vida.
Embora seja hidrofóbico, portanto insolúvel, o fulereno é afetado pela água do ambiente no qual ele é deixado, formando partículas grandes em relação ao tamanho da molécula. O tamanho dessas partículas será inversamente proporcional ao PH da água.
A nanotecnologia poderá vir a ser a causa de uma nova corrida ao armamento entre dois países concorrentes, isto porque, os custos de produção de armas e aparelhos de espionagem terão uma redução significativa, além disso, podem vir a ser fabricados produtos mais pequenos, potentes e numerosos.
Além da farmacologia, a nanotecnologia beneficiou a resolução de diagnósticos. Destaque para os sensores próximos ao tamanho de átomos ou moléculas, capazes de “ler” células, enzimas, anticorpos e bactérias, reconhecendo quando algo está errado.
Produzidas pelo homem, as nanopartículas têm sido empregadas em um grande número de produtos de consumo, como tintas, filtros solares, medicamentos e materiais esportivos. Há vários anos as discussões sobre as nanopartículas tendem a considerá-las muito mais com relação ao seu tamanho do que às suas propriedades.
“As vantagens do uso da nanobiotecnologia na produção de nanocosméticos e formulações dermatológicas advêm da proteção dos ingredientes quanto à degradação química ou enzimática, do controle de sua liberação, principalmente no caso de irritantes em altas doses, e do prolongamento do tempo de residência dos ativos ...
O objetivo da nanotecnologia no segmento agrícola é aprimorar essa intervenção humana, através do uso de dispositivos sensores, elevando o controle sobre os eventos e facilitando a tomada de decisões para obtenção de uma melhor rastreabilidade, produtividade e qualidade.
A nanotecnologia é uma ciência que se dedica ao estudo da manipulação da matéria numa escala atómica e molecular lidando com estruturas entre 1 e 1 000 nanômetros. Pode ser utilizada em diferentes áreas como, a medicina, eletrónica, ciência da computação, física, química, biologia e engenharia dos materiais.
Diferente de cosméticos convencionais, os NanoCosméticos atingem as camadas mais profundas da pele, potencializando os efeitos do produto. Seus três maiores diferenciais em relação aos cosméticos comuns são: melhor absorção, ação prolongada e toque mais leve.
No futuro, camadas ou aditivos de nanotecnologia terão o potencial para proporcionar aos materiais a capacidade de se “regenerarem” quando se danificarem ou ficarem gastos. Por exemplo, se se espalharem nanopartículas num material, estas poderão migrar para preencher quaisquer fissuras que apareçam.