-Serviços subcontratados e aplicados diretamente nos produtos ou serviços. Os custos diretos tem a propriedade de ser perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva. ... Indireto é o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência.
Para descobrir o rateio, é essencial tirar a porcentagem de participação de cada produto no consumo total da matéria-prima para que seja aplicada nos custos indiretos. Portanto, é preciso dividir o valor unitário pelo total, o que dá 60% para o produto X (000) e 20% para os produtos Y e Z (5..
Simplificadamente, os custos e despesas podem ser classificados de duas formas: Quanto ao objeto de custo: custo direto e indireto; Quanto ao volume de produção ou venda: custos fixos e variáveis. Chamamos de comportamento de custo à evolução dos custos fixos e variáveis em relação ao volume de atividades.
O centro de custo, basicamente, é uma ferramenta de gestão de custos que separa a empresa em setores ou projetos, dependendo da sua atuação. Ou seja, cada centro de custo possui uma parcela independente de responsabilidades, seja operacional ou financeira, e todos juntos representam a empresa como um todo.
Questão 10/10 - Contabilidade de Custos Quando se fala de departamentalização, um conceito muito utilizado também é o de centro de custos. ... B Se dentro de um departamento forem usadas máquinas de diversas capacidades produtivas e operadas por pessoal especializado, o centro de custos será o próprio departamento.
O centro de custo tem como finalidade tornar o controle financeiro da empresa mais efetivo e condizente com a realidade. Ao facilitar e aperfeiçoar a apuração dos gastos de cada departamento é possível atribuir metas e objetivos mais claros, pois já são conhecidos o limite e a capacidade de forma isolada.
O centro de custo é uma maneira de separar uma empresa em vários setores, cada um deles com uma parcela de responsabilidades operacionais, financeiras e econômicas. Todos os centros de custos juntos representam a empresa inteira, mas cada um possui independência quando comparado com o outro.
No plano de contas, por exemplo, você visualiza todas as entradas e saídas de forma geral, como uma despesa fixa de aluguel ou uma variável de confraternizações e eventos. Já no centro de custos, você visualiza todas essas mesmas informações organizadas por setores específicos.