Quando recebe o nome de ângulo vertical ou inclinação, variando de 0° a 90° em direção ascendente (acima do horizonte) ou (abaixo do horizonte). Quando recebe o nome de ângulo zenital ou nadiral, variando de 0° a 360°.
É igual a latitude onde o Sol está diretamente acima da cabeça do observador (você) ao meio dia local. O ângulo zenital é o número de graus de latitude que separa a sua (você) localização da declinação do Sol.
- Ângulo Vertical ( a): é medido entre um alinhamento do terreno e o plano do horizonte. ... Os ângulos medidos não são iguais e dependem da posição (altura) do plano do horizonte em relação às arestas em questão.
Distância zenital é o ângulo sobre o plano vertical do astro, desde o zênite até o astro.
Em astronomia, a altura ou elevação de um ponto da esfera celeste é a distância angular entre esse ponto e o plano do horizonte astronómico, medida ao longo da vertical que passa pelo ponto. ... Sendo as coordenadas horizontais um sistema bidimensional, o azimute é a outra coordenada que completa a localização de um ponto.
1. [ Astronomia ] Ponto da esfera celeste que se encontra na direcção da vertical ascendente ao ponto de observação. 2. Em sentido menos rigoroso, parte do céu sobre a cabeça do observador.
substantivo masculino [Astronomia] Ponto em que a vertical de um lugar encontra a esfera celeste. O zênite é oposto ao nadir, o ponto diretamente abaixo da cabeça do observador.
Zenith LF é um poderoso limpador decapante, super ativado que atua definitivamente onde outros produtos falham. É especialmente indicado para limpeza de ar-condicionado, serpentinas, aletas, condensadores e evaporadores de ar, silos agrícolas, telhas de zinco ou alumínio.
[ Astronomia ] Ponto da esfera celeste situado na direcção descendente da vertical tirada do ponto do observador. ... Ponto situado na direcção do centro da Terra a partir do observador.
Porém, ao redor do 10o ao 14o dia após o início da quimioterapia, nota-se a queda na contagem das células de forma mais intensa. Este período é conhecido pelos oncologistas como nadir de quimioterapia e representa o ponto mais baixo da curva de contagem de células sanguíneas.
Horizonte: plano tangente à Terra no lugar em que se encontra o observador. ... Zênite: ponto no qual a vertical do lugar (perpendicular ao horizonte) intercepta a esfera celeste, acima da cabeça do observador. A vertical do lugar é definida por um fio a prumo. Nadir: ponto diametralmente oposto ao Zênite.
Apócrifa, segundo o dicionário Houaiss, significa não autêntico, que não é do autor a que se atribui. Duvidoso, suspeito.
Apócrifo significa falso, suspeito. Expressão usada quando um fato ou uma obra não tem sua autenticidade provada, ou seja, ela tem sua origem suspeita ou duvidosa. ... No âmbito da Literatura, apócrifo é também um adjetivo usado para designar uma obra de um autor desconhecido.
PROCURAÇÃO APÓCRIFA. VÍCIO DE REPRESENTAÇÃO CONFIGURADO. A apresentação de procuração apócrifa constitui irregularidade de representação , com o condão de obstar o conhecimento do recurso ordinário .
A torto e a direito aparece em cartas anônimas. Significa sem nome do autor, sem assinatura. Apócrifo é outra história. O texto tem autoria, mas não se sabe se autêntica.
Zênite é um ponto imaginário (localizado sobre a esfera celeste) interceptado pela vertical traçada a partir da cabeça de um observador (conforme o desenho). Nadir é o ponto diametralmente oposto.
A abóbada celeste, em astronomia, é o hemisfério celeste visível, conhecido popularmente como firmamento.
Chama-se zênite solar o instante em que o Sol está exatamente na vertical em um dado local. ... Sobre a linha do equador por exemplo o sol estará no zênite exatamente nos dias dos equinócios da primavera e do outono. A hora do dia em que o zênite ocorre depende da longitude do lugar.
Nos equinócios o Sol faz a passagem meridiana pelo zênite, atingindo a altura de 90° no meio-dia verdadeiro. Nas outras datas do ano o Sol passa o meridiano ao norte do zênite, entre os equinócios de março e de setembro, ou ao sul do zênite, entre os equinócios de setembro e de março.
No hemisfério norte o solstício de verão ocorre por volta do dia 21 de junho e o solstício de inverno por volta do dia 21 de dezembro. Estas datas marcam o início das respectivas estações do ano neste hemisfério.
A resposta à nossa pergunta é simples: como o eixo norte-sul da Terra está inclinado em relação ao plano da órbita da Terra, no primeiro dia do Verão, a sul do trópico de Câncer, o Sol do meio-dia aponta para norte. Mas no Outono, entre o equador e o trópico de Câncer, o Sol do meio-dia aponta para Sul.
21) Todos os dias, ao meio-dia, o Sol fica a pino, passando exatamente acima de nossas cabeças. Costuma-se afirmar que ao meio-dia ficamos sem as nossas sombras, porque o Sol se coloca no alto do céu (Zênite), mas isso não é verdade. ... Porque delimitam na superfície terrestre uma região que pode ter o Sol na vertical.
Muitas pessoas acreditam que todos os dias o Sol está a pino ao meio-dia, ou seja, no zênite, o ponto mais alto da esfera celeste. ... Isso ocorre porque, sendo a Terra esférica e os raios solares paralelos, sempre haverá um ponto em nosso planeta onde a incidência da luz do Sol é vertical.
Sol a pino é uma expressão popular que descreve uma situação astronômica bastante peculiar: o Sol no zênite. ... Sim, o zênite. Esta palavra esquisita vem do árabe e descreve o ponto mais alto do céu, exatamente em cima das nossas cabeças.
Para localidades a 23,5o do equador terrestre, norte ou sul, o Sol fica a pino apenas no dia do solstício de verão (ao meio dia solar, quando o Sol passa pelo meridiano do lugar). ... Os círculos polares delimitam a região onde o Sol não se põe pelo menos um dia do ano e não nasce, pelo menos uma noite seis meses depois.
Inverno
Nos pontos da Terra entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio haverá um momento, em dois dias por ano, nessa condição de "sol a pino" (zênite). Sobre a linha do Equador essas duas datas são os equinócios (20~21 de Março; 22~23 de setembro), separados entre si por cerca de 6 meses.
A expressão sol à pino quer dizer que está no ponto mais alto do céu, assim, se pode concluir que em um dia o sol fica a pino apenas uma vez, por volta de meio dia.