Abandonando a hermenêutica tradicional e tomando o discurso como prática social, Foucault toma como ponto de partida a seguinte hipótese: ... A essência de sua crítica à ordem do discurso refere-se aos procedimentos que visam o controle do que é produzido, por quem é produzido, e de como se distribuem os discursos.
A noção de Discurso é empregada como: Um conjunto de regras anônimas, históricas sempre determinadas no tempo espaço, que definiram em uma dada época, e para uma área social, econômica, geográfica, ou linguística dada, as condições de exercício da função enunciativa. (FOUCAULT, 1960, p.
A Arqueologia do saber (em francês: L'archéologie du savoir) é um tratado metodológico e historiográfico de 1969 do filósofo francês Michel Foucault, no qual ele promove a "arqueologia" ou o "método arqueológico", um método analítico que ele implicitamente usou em seus trabalhos anteriores Loucura e Civilização (1961), ...
A arqueologia é uma disciplina que se ocupa da investigação dos indícios, ou vestígios, de civilizações e culturas passadas. O termo é composto pelos radicais gregos Arkhé, que significa tanto “início/começo” quanto “ordem/organização”, e Logia, que significa, por sua vez, “estudo/ciência”.
B - Elas se cruzam pois, em suas análises, acabam tendo de pedir "ajuda" umas às outras: sem a Arqueologia, os historiadores poderiam se ver sem fontes históricas para analisar, ou sem ter como avaliá-las de maneira adequada, e sem a História, os arqueólogos se veriam sem ter como contextualizar aquilo que escavam.
São semelhanças entre os historiadores e os arqueólogos o fato de ambos serem parte da grande área das Ciências Humanas, ambos trabalharem com alguma noção (mais rígida ou mais interpretativa) do passado, ambos empregarem um método científico que é próprio para os seus objetos de estudo e o fato de avanços realizados ...
Portanto, a arqueologia é a ciência social que estuda o passado das civilizações humanas por meio dos vestígios materiais deixados por elas. ... A partir da análise desses objetivos, o arqueólogo traça a história de evolução da sociedade.
A arqueologia é uma ciência social que estuda o passado do homem e das civilizações através do estudo de vestígios (materiais, restos, etc.) deixados por eles. ... O local onde o arqueólogo trabalha, escavando objetos, é chamado de “sítio arqueológico”.
Arqueologia é a ciência que estuda as culturas e os modos de vida das diferentes sociedades humanas - tanto do passado como do presente - a partir da análise de objetos materiais.
Procure o curso de Arqueologia ideal para você! Mensalidades a partir de R$ 24,00 entre as 1.
Com a formação em bacharelado, a média de tempo para conclusão da faculdade de arquitetura e urbanismo é de dez semestres. Esta é uma área considerada técnica, que exige habilidade com números, tecnologia e ao mesmo tempo oferece em sua grade curricular disciplinas da área de Humanas.
Há matemática na faculdade de arquitetura, e bastante. Claro que, não são cálculos puros como aqueles encontrados na Engenharia Civil. Mas tenha certeza que podem causar dor de cabeça a quem não gosta de números. Tudo isto, no entanto, varia conforme o perfil de cada instituição a qual oferece o curso.
Disciplinas que utilizam matemática no curso de arquitetura Você precisa saber matemática para utilizar nas matérias de projeto, práticas profissionais, topografia, conforto térmico, interiores, entre outras. Em práticas profissionais e projetos você poderá usar regra de três por exemplo.
As disciplinas que compõem a grade curricular básica do Curso de Arquitetura são:
Abaixo você pode encontrar seis sugestões para quem deseja começar seus estudos na área.
Conheça 10 habilidades de um profissional de arquitetura
Para entrar no curso de Arquitetura e Urbanismo, saber desenhar não é essencial. Porém, para ser um bom arquiteto você vai ter, sim, que dominar essa técnica.