A glicemia normal após uma refeição (1 a 2h) deverá ser menor que 140 podendo chegar no máximo a 180mg/dl para ter um bom controle glicêmico. Após 2 h da refeição o normal é até 140mg/dl.
1. No tratamento do diabetes, o ideal é que a glicose fique entre 70 e 100mg/dL. A partir de 100mg/dL em jejum ou 140mg/dL duas horas após as refeições, considera-se hiperglicemia e, abaixo de 70mg/dL, hipoglicemia.
No café da manhã A glicose, antes do café da manhã deve estar entre 70mg/dL e 99mg/dL. No entanto, após o café, o resultado do teste deve ser de até 140mg/dL. Quando os valores forem superiores, recomenda-se fazer um novo exame em dia diferente.
O que significa cada referência de horário 2 horas após a refeição: 2 horas depois de dar a primeira “garfada” (igualmente chamada de medida pós-prandial); Antes de dormir: Logo antes de deitar; Madrugada: Por volta das 3 horas da manhã.
Em geral, é melhor ser realizada em jejum. Caso faça a glicemia capilar para controle de diabetes, por exemplo, pede-se que seja realizado o teste antes de cada refeição principal e 2 horas após. Algumas situações exigem a medida na madrugada, inclusive.
De forma geral, a medição deve ser feita da seguinte forma:
O paciente pode usar qualquer dedo das mãos para fazer o teste de glicemia, embora seja mais usado o dedo indicador.
Segundo os médicos, o termo correto seria glicemia alta ou baixa, que nada mais é que o nível de açúcar no sangue....Glicemia baixa (Diabetes baixa)
Os sinais da hipoglicemia
No caso de uma crise, coma:
Primeiros socorros para hipoglicemia
Se os níveis de glicemia chegarem a valores muito baixos, acontece o coma hipoglicêmico....Deve-se ingerir 15 g de carboidratos, como por exemplo:
A hipoglicemia é caracterizada por um nível anormalmente baixo de glicose no sangue, geralmente abaixo de 70 mg/dl.
Como as reações da hipoglicemia se instalam devido à quantidade insuficiente de açúcar no sangue, o tratamento se resume no consumo de algum alimento doce. A média de tempo para que o açúcar do alimento seja absorvido pelo organismo e surtir efeito é de 15 minutos.
A causa mais comum de aumento persistente da glicose no sangue (hiperglicemia) é o diabetes mellitus. Outros fatores, tais como as infecções agudas graves e a ingestão de alguns medicamentos (exemplo: corticoides) podem provocar hiperglicemia temporária.
Aumento da quantidade de glicose no sangue Para facilitar esse transporte, nosso corpo produz uma substância chamada insulina. Quando se tem diabetes, o corpo não produz insulina ou não produz o suficiente, ou ainda a insulina produzida não funciona adequadamente. Daí o aumento da quantidade de glicose no sangue.
Diabetes é uma doença crônica, que tem como principal característica a deficiência relativa à produção ou a ação da insulina produzida pelo pâncreas.
O pâncreas é responsável pela produção de enzimas digestivas A função endócrina influencia o controle do diabetes. A insulina facilita a entrada de glicose nas células, onde a substância será utilizada como fonte de energia ou armazenada para uso posterior.
Na falta da insulina ou quando a insulina não funciona corretamente, há um aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes. No diabetes tipo 1, o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina, enquanto que no diabetes tipo 2, o corpo vai se tornando resistente à insulina.
Muita vontade de urinar Assim, ocorre uma sensação de desidratação, que faz que o paciente ingira mais líquidos. Isso cria um círculo vicioso. Nesse caso, a urina é muito límpida e clara, devido às altas quantidades de água que são ingeridas por dia.