Estrias violáceas são outro achado comum, e, em metade dos pacientes, ocorrem irregularidades menstruais e impotência. Osteoporose acomete de 25 a 40% dos doentes, sendo responsável pelas fra- turas dos arcos costais ou corpos vertebrais, poden- do este distúrbio do metabolismo do cálcio associar- se a cálculos renais.
Hipertróficas: fazem relevo com relação à superfície da pele. As estrias, normalmente, acometem a face lateral dos quadris e das coxas, mas também podem surgir na região lombar.
As estrias rubras são as mais recentes onde o processo inflamatório ainda está presente, já as albas são estrias mais antigas onde se observa ausência de processo inflamatório e cicatrizes brancas características do excesso de estiramento da derme e ruptura das fibras elásticas.
Vermelhas: chamadas estrias recentes. Normalmente, na sua fase inicial, apresentam-se avermelhadas ou arroxeadas e gradativamente assumem uma coloração esbranquiçada. Também podem ser precedidas de prurido no local de aparecimento. Brancas: são estrias antigas, que já não apresentam reação inflamatória.
As estrias vermelhas são as novas e mais fáceis de solucionar./span>
A melhor forma de combater as estrias de forma caseira, é esfoliar a pele e depois aplicar um bom creme ou óleo hidratante logo a seguir, porque assim a pele é devidamente estimulada e pode se regenerar, deixando as estrias menores, mais finas e mais baixas, ficando praticamente imperceptíveis, e em alguns casos podem .../span>
Tome bastante água e use um bom hidratante (é aí que entra a história do óleo de amêndoas). Também é importante cuidar da variação de peso. O efeito sanfona é uma das principais causas do aparecimento de estrias./span>
Para o time de mulheres que costuma pegar sol sem proteção solar, a dermatologista Tatiana Matos alerta: "O sol vai destruindo o colágeno e leva a aumento da flacidez, que agrava tanto a estria, que fica mais larga, quanto as celulites, que vão ficando maiores", explicou.
Feijão, lentilha, banana, passas, carnes magras e leite são ótimas fontes, mas é importante entender que esses alimentos só terão efeito visível e estético se consumidos em conjunto com ao menos dois litros de água diários. Hidratação é uma das palavras-chave para a redução das estrias./span>
Conheça os dez alimentos que ajudam a combater a celulite
- Diminua a ingestão de doces e alimentos gordurosos: Eles agridem a pele, dificultando a absorção dos nutrientes necessários e facilitando o aparecimento das estrias. Dê preferência por alimentos naturais. - Utilize cremes próprios para pele: Sabe aquele creme ou óleo pós-banho?