Paulo Freire - Quem foi e metodologia Um dos maiores especialistas em educação do Brasil, Paulo Freire elaborou uma verdadeira metodologia voltada para a alfabetização de adultos na década de 60, que mais para frente ficou conhecida como "método Paulo Freire".
A concepção de alfabetização está relacionada à aprendizagem do sistema de escrita alfabética, a leitura, a produção de texto. ... Alfabetizar e letrar simultaneamente são, sobretudo, uma mudança considerável de acesso à leitura e escrita no país, superando a mera aquisição da tecnologia de ler e escrever (SOARES, 2006).
Para isso, quatro principais orientações devem ser seguidas para que a alfabetização seja mais rápida e efetiva.
Facilitar o acesso aos livros é fundamental para conquistar esse público. Conduzir uma criança ao prazeroso universo da leitura nem sempre é uma tarefa simples. Mas também não é tão difícil assim. Afinal, tempo livre e imaginação solta - características de toda infância saudável - são tremendos facilitadores.
Para criar o hábito de ler
Desta forma, a educação de jovens e adultos (EJA) tem o intuito de contribuir através da leitura e da escrita a formação dos indivíduos, visto que, o ensino concentra-se na qualidade Page 25 24 e respeito às pessoas que buscam aumentar o seu nível de escolaridade, porque aumenta as possibilidades de inserção social, a ...
A EJA, no contexto do processo de alfabetização e letramento do sujeito, procura favorecer a inclusão social. Mas, muitas vezes, a sociedade e a escola não entendem muito bem esse objetivo, pois são resistentes a nova realidade da EJA, que ultimamente está apresentando o ingresso de alunos cada vez mais jovens.
De acordo com a Lei Federal nº 9.
Neste cenário, o educador Paulo Freire surge como uma referência na EJA, através de sua proposta de alfabetização inovadora. Este trabalho traz ainda uma pesquisa bibliográfica e de campo realizada na Escola Municipal de Educação Básica Governador Afrânio Lajes em Delmiro Gouveia-AL.
No âmbito da inclusão social inserido no contexto educacional, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) destina-se aqueles que, em situação de privação, não efetuaram os estudos em idade própria. ... Tal política é incentivada pelo poder público e privado de ensino seguindo as características dos jovens e adultos brasileiros.