As cargas distribuídas sobre vigas são cargas por unidade de comprimento. Estas cargas, uniformes ou variáveis, podem ser representadas por uma carga concentrada equivalente, cujo valor corresponde à área formada pela figura que representa a carga distribuída e é aplicada em seu centro de gravidade.
Segundo Hibbeler, a resistência dos materiais é um nicho da mecânica que estuda as relações existentes entre cargas que são aplicadas a um objeto externamente passível de deformação, além da intensidade que as forças internas podem atuar.
Para a Engenharia Civil, o estudo e conhecimento da resistência dos materiais é imprescindível, sendo o pré-requisito para a análise de estruturas em geral tais como, estruturas de concreto armado, concreto protendido, estruturas em aço, em madeira, alvenaria estrutural dentre outros.
+ Dicas de como estudar Resistência dos Materiais
1 – A essência da ciência dos materiais e da engenharia é a de que cada material deve ser transformado em peça por um processo, o que cria uma estrutura de vários níveis. Isso resulta em uma constelação de propriedades, características ou comportamentos em um dado ambiente.
Assim, a Ciência dos Materiais estuda as relações que existem entre a estrutura de um material e suas propriedades mecânicas, elétricas, magnéticas, químicas e outras. ... O estudo da correlação entre a microestrutura e as propriedades macroscópicas dos materiais constitui o objetivo básico da Ciência dos Materiais.
“Ciência e Engenharia dos Materiais é a área da atividade humana associada com a geração e a aplicação de conhecimentos que relacionem composição, estrutura e processamento de materiais às suas propriedades e usos.” ... Desenvolvimento de novos materiais para novas aplicações.
Resposta. Ciência e Engenharia dos Materiais são campos intimamente interligados e interdisciplinares. “Ciência e Engenharia dos Materiais é a área da atividade humana associada com a geração e a aplicação de conhecimentos que relacionem composição, estrutura e processamento de materiais às suas propriedades e usos.”
A ciência e engenharia de materiais têm um papel basilar em todo o ciclo de tecnologia energética, desde a melhoria das fontes primarias (petróleo, carvão, gás natural, energia nuclear, hidrelétrica etc.), até novos sistemas para transmissão e conservação e novos produtos e serviços para o consumidor.
Ciência dos materiais é o campo da ciência de caráter interdisciplinar relativo ao estudo das propriedades dos materiais e a relação entre a sua estrutura em escalas atômicas ou moleculares com suas características macroscópicas, incorporando elementos da física e da química como as formas de caracterização e ...