O primeiro passo é saber que, quanto mais vontade você sentir de ficar parada, mais é hora de se mexer. A rotina faz a gente se acomodar. Por isso, é essencial incluir atividades prazerosas no seu dia a dia, como tocar um instrumento, fazer artesanato, cozinhar para a família ou iniciar um esporte.
Mas o importante, defende, é saber equilibrar as emoções. “Ser feliz não significa que os problemas de sua vida vão desaparecer. ... O filósofo afirma que não precisamos descartar todas nossas emoções ruins — elas, aliás, até nos ajudam a “fazer coisas que muitas vezes não conseguimos ou não temos coragem”.
As pessoas mais saudáveis psicologicamente têm um entendimento nato de que as emoções servem como um feedback — um sistema de radar interno que fornece informações sobre o que está acontecendo (e o que vai acontecer) no nosso universo social. Pessoas felizes e radiantes não escondem seus sentimentos negativos.
O nosso corpo precisa de diversos nutrientes para se manter em equilíbrio. Alguns nutrientes, que chamamos de macronutrientes, precisamos em maiores quantidades. São os carboidratos, fibras, proteínas e lipidios. Já as vitaminas e minerais, denominados micronutrientes, em geral precisamos de menores quantidades.
Recomenda-se ingerir de 5 a 9 porções/dia. Uma porção equivale a 4 colheres (sopa) de arroz ou 1 e ½ unidade de batata cozida ou 1 pão francês ou 5 unidades de biscoito tipo “cream cracker”. O programa alerta que eles são a fonte de energia do organismo.