Explicação passo-a-passo: Média = soma de todos os números / pela quantidade de números existentes. logo: 14+5+16+9 / 4 = 11. logo a média aritmética simples dos números é de 11.
Ela resulta da divisão entre a soma dos números de uma lista e a quantidade de números somados. A média aritmética é considerada uma medida de tendência central e é muito utilizada no cotidiano. Surge do resultado da divisão do somatório dos números dados pela quantidade de números somados.
A média aritmética é um valor que pretende ser o resumo de todos os valores da distribuição. Dessa forma, pode vir a ser um valor não presente na distribuição. Permite fazer interpretações quando é utilizada na comparação de dois ou mais grupos, constatando qual é o grupo com resultados mais ou menos elevados.
Mediante seu uso sabe-se que se os valores estão “muito concentrados” ao redor da média aritmética, esta será muito representativa; mas se os valores estão muito dispersos ao redor da média aritmética, esta será pouco representativa.
- Se a quantidade de valores da amostra for ímpar, a mediana é o valor central; - Se for par, tira-se a média dos valores centrais para calcular a mediana. Assim como a média, a moda e a mediana servem para medir a tendência central de um conjunto de dados.
É importante, então, conhecer outra medida, a de que diferença (dispersão) existe entre a média e os valores do conjunto. A soma dos quadrados dos desvios dividida pelo número de ocorrências é chamada de variância. E o desvio padrão será Dp = 4 (tente calculá-lo por conta própria).
O cálculo da variância populacional é obtido através da soma dos quadrados da diferença entre cada valor e a média aritmética, dividida pela quantidade de elementos observados.
Variância é uma medida de dispersão e é usada também para expressar o quanto um conjunto de dados se desvia da média. ... A vantagem de usar o desvio padrão ao invés da variância é que o desvio padrão é expresso na mesma unidade dos dados, o que facilita a comparação.
A variância e o desvio padrão são medidas que dão uma ideia da dispersão de uma distribuição de dados. Um valor alto para a variância (ou desvio padrão) indica que os valores observados tendem a estar distantes da média – ou seja, a distribuição é mais “espalhada”. ... A variância é a média desses desvios ao quadrado.
O coeficiente de variação (C.V.) é o desvio padrão expresso como uma porcentagem média. O coeficiente de variação é uma medida relativa de variabilidade. É independente da unidade de medida utilizada, sendo que a unidade dos dados observados pode ser diferente que seu valor não será alterado.
Dado um conjunto de dados, a variância é uma medida de dispersão que mostra o quão distante cada valor desse conjunto está do valor central (médio). ... Quanto menor é a variância, mais próximos os valores estão da média; mas quanto maior ela é, mais os valores estão distantes da média.
Como calcular desvio padrão no Excel
É possível observar que o Excel possui outras fórmulas para o cálculo do desvio padrão, mas não vamos abordar todas elas nessa aula. Variância no Excel – Como essa fórmula é simples, basta pegar o valor do desvio padrão e elevá-lo ao quadrado, ou seja, vamos multiplicar o desvio por ele mesmo.
Desvio padrão pela fórmula do Excel O desvio padrão pode ser calculado diretamente pelo Excel, através da fórmula DESVPAD. P Para isso, basta acessar a fórmula de funções, escolher DESVPAD. P, selecionar os valores para o cálculo do desvio padrão e clicar Enter.