O método de Weende determina a FB através do uso de uma amostra seca e desengordurada a uma digestão ácida com ácido sulfúrico diluído e uma digestão alcalina com hidróxido de sódio diluído, com isso tenta-se reproduzir o que usualmente ocorre no estômago e intestino dos animais.
Para determinar o teor de uréia em um produto comercial, utilza-se o valor de equivalente protéico de NNP (nitrogênio não protéico) por 280 ex.: o rotulo de um produto com 40% de PB diz que o equivalente protéico em NNP é de 20%, então percentual de uréia na mistura é de 7,0% (.
Por ser convertida em proteína pelos microoganismos do rúmen, a ureia, ingrediente de preço baixo, pode ser utilizada para substituir até 1/3 dos farelos proteicos (de soja, algodão etc), ingredientes bem mais caros, reduzindo assim o custo da alimentação de animais suplementados ou confinados.
O uso da uréia deve ter muitos cuidados quando é oferecida aos bovinos, não importa a idade. Mas para bezerros, a atenção precisa ser especial. E se você também tem essa dúvida, a resposta da pergunta acima é SIM. Você pode, amigo produtor, servir uréia para seus bezerros.
Adaptação da ureia para bovinos No primeiro mês de uso, divida a ureia em quatro porções. Logo na primeira semana, você vai oferecer dois sacos de sal mineral e um de sal mineral com ureia. Na segunda e terceira semanas, serão dois sacos de sal mineral com ureia e um só com sal mineral.
O estudo recomenda que para vacas no terço médio e final de lactação, a ingestão de ureia pode chegar a valores próximos a 200 gramas por animal ao dia, dependendo das exigências nutricionais desses animais.
Os valores do exame de ureia podem variar de acordo com o laboratório e técnica utilizada para a dosagem, no entanto os valores de referência normalmente considerados são: Para crianças até 1 ano: entre 9 e 40 mg/ dL; Para crianças acima de 1 ano: entre 11 e 38 mg/ dL; Para adultos: entre 13 e 43 mg/ dL.
280%
Por exemplo, se pretende fornecer ureia para novilhos de 300 kg de peso, então a quantidade máxima diária de ureia é de 90 gramas/animal (30 g x 300/100 kg). Se os animais forem muito pesados, a quantidade diária de ureia não deve exceder o limite de 200 gramas/animal.