Atualmente no Brasil existe um poli-híbrido entre a Apis mellifera scutellata, de origem africana, e as subespécies europeias Apis mellifera mellifera (abelha alemã), Apis mellifera ligustica (abelha italiana) e Apis mellifera carnica (abelha carnica), chamado popularmente de abelha africanizada.
É uma abelha social, de origem européia, cujas operárias medem de 12 mm a 13 mm de comprimento e apresentam pêlos do tórax mais escuros. Introduzida no Brasil em 1839, para suprir apiários na produção de mel e cera.
É uma espécie proveniente do sul da Europa, mais precisamente da Itália. A Abelha-Italiana possui coloração amarela intensa, com tamanho médio entre 12 e 13 mm de comprimento. Apesar de ser menor que a Apis mellifera mellifera, tem a língua mais comprida (6,3 a 6,6 mm).
Na maioria dos casos, a dor e o inchaço desaparecem em no máximo um ou dois dias. Em 10% dos casos o paciente desenvolve uma reação maior às picadas, com intensa dor e inchaços que podem chegar a 10 cm de diâmetro e demoram até 10 dias para desaparecer.
"Enquanto as abelhas picam somente uma vez, deixam o ferrão em sua vítima e morrem após o ataque, os marimbondos e as vespas não perdem o membro ao ferroar, podendo causar múltiplas picadas, não morrendo após o ataque.
Abelha-europeia: 14 – 28 dias
Porque o ferrão é um prolongamento do abdômen, que se rompe no momento em que a abelha abandona a vítima. Esse ataque suicida acontece quando ela se sente ameaçada ou é importunada por cheiros fortes ou vibrações sonoras.
Só as abelhas obreiras morrem quando picam, as outras não. A maior parte das abelhas que picam, têm o aguilhão liso e, ao picar, esse aguilhão sai completamente da tua carne.
A picada da abelha também é utilizada por acupunturistas. Como o veneno da abelha pode ser benéfico para nossa saúde – A apitoxina existente nele é um excelente anti inflamatório e ja foi confirmado que o veneno delas é poderoso agente imunológico que estimula o nosso sistema imune contra doenças.
Quando acontece a ferroada de uma abelha ou vespa na pele, é injetado um veneno irritante que provoca dor intensa no local, vermelhidão e inchaço.
Em muitos casos, o inchaço da picada de marimbondo dura apenas 1 dia, melhorando bastante após a aplicação da compressa gelada. No entanto, pessoas que têm maior sensibilidade ao veneno de insetos podem ter uma reação mais exagerada, o que faz com que o inchaço possa durar por mais tempo, até 2 ou 3 dias.
A picada da abelha-comum recebe palavras menos elogiosas e se parece com "a cabeça de um fósforo que está queimando na pele". O ponto crítico se aproxima. A partir deste nível, as picadas doem muito, e por até 30 minutos.
Esse é exatamente um dos fatores principais do incômodo da picada, pois o ferrão entra “serrando” a pele. A ironia fica por conta de que são os ferrões farpados das abelhas operárias que põem em perigo a própria vida delas.
A composição do veneno do marimbondo é pouco conhecida pois não existem muitos estudos a respeito. Ao contrário das abelhas, esses artrópodes não deixam o ferrão no local da picada. Por serem maiores e fisicamente mais assustadores aparentam ser mais venenosos que as abelhas, o que não é verdade.
“As asas das vespas, que também são conhecidas popularmente como marimbondos, ficam apontadas para cima, ao contrário das asas das abelhas, que ficam na horizontal”, afirma o biólogo Osmar Malaspina, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Rio Claro (SP).
Utilizam-se iscas associadas a inseticidas de ação lenta. Os marimbondos são atraídos por carne, peixes, sucos de frutas e xarope de gengibre. Outro método é borrifar o ninho com um inseticida doméstico dissolvido em óleo vegetal. Neste caso, tomam-se algumas precauções.
Marimbondos e vespas Quando eles escolhem um local para fazer sua casa, normalmente esse local possui uma vibração focada no núcleo familiar, mas com uma dinâmica baseada em cobranças e conflitos. São ambientes onde um exige demais do outro e esse outro tenta, de todas as formas, superar as expectativas.
Pode significar que estejamos insatisfeitos com alguma área de nossas vidas, com alguém ou muito frustrados, imprimindo esse padrão de energia nos ambientes da casa.
- Fumaça: faça uma pequena fogueira ou acenda a churrasqueira diretamente abaixo do ninho, deixando por 1 a 2 horas a fumaça que sobe entrar na colônia, para forçar a saída das vespas; depois que todas saírem, apague o fogo e descarte a colônia após derrubá-la com uma vara.
Primeiramente, os marimbondos são insetos que pertencem à ordem dos himenópteros. Eles são responsáveis pela polinização de diversas espécies de plantas. ... Para completar, eles são importantes no controle biológico uma vez que quase todos os insectos considerados como praga têm uma vespa como predador natural.Il y a 16 heures
Primeiramente, os marimbondos são insetos que pertencem à ordem dos himenópteros. Eles são responsáveis pela polinização de diversas espécies de plantas. Elas são divididas em favos, que servem como depósito de uma substância feita a partir de larvas de pequenos insetos. ...
Saiba mais sobre: